Reality Of Books: Resenha: Um Momento, Uma Manhã - Sarah Rayner

Resenha: Um Momento, Uma Manhã - Sarah Rayner

Sinopse: 7:44. É hora do rush no trem de Brighton a Londres. Um evento irá mudar para sempre a vida de três passageiras. Sem ter mais o que fazer e por força do hábito, Lou analisa discretamente os passageiros. Perto dela, está um casal. A mulher parece distraída e o marido, ao seu lado, acaricia carinhosamente a mão dela. De repente essa cena quase íntima é interrompida abruptamente: o homem tem um infarto. Karen, a mulher, não consegue reagir. O que há de errado com Simon? O trem para. Os paramédicos chegam. Alheia ao alvoroço que está acontecendo em outro vagão, Anna deixa sua revista de lado. Por que o trem parou? Ela tem uma importante reunião e não pode se atrasar. Depois do tumulto na chegada à estação, Anna e Lou acabam compartilhando um táxi para Londres. São duas desconhecidas unidas pelo episódio daquela manhã: Lou testemunhou os últimos momentos de vida de um homem, cuja mulher, Karen, é coincidentemente a melhor amiga de Anna. E assim os destinos dessas três mulheres se entrelaçam, tal como os passageiros que se cruzam nas estações. Para Karen, Anna e Lou, a partir daquele momento, naquela manhã, a vida não será mais a mesma... Uma história emocionante e envolvente sobre família, amor, perda e, acima de tudo, sobre a força das amizades forjadas pelas circunstâncias da vida. Assim como o trem, a vida precisa seguir em frente. E Karen, Anna e Lou sabem disso.
*Livro cedido em parceria com a Editora Onyria para divulgação. 

Sarah Rayner nos apresenta uma história delicada na pele de três personagens: Lou, uma psicóloga social que apesar de estar satisfeita com sua vida, ainda se sente mal por não assumir sua sexualidade para aqueles que a rodeiam; Anna que está sentindo seu relacionamento cada vez mais fracassado já que seu parceiro mostra mais atenção ao alccol do a ela, mesmo que os dois compartilhem a casa e a vida, Anna sente que não pode contar com ele; e por fim, Karen, a mulher que acaba perdendo o marido durante uma viagem de trem, Simon teve uma morte súbita  e por coincidência, Lou assistiu aquilo pois estava bem na frente deles.

O livro alterna entre o ponto de vista das três e aos poucos, percebemos que a morte de Simon interfere diretamente na vida de cada uma, seja por conta do sofrimento ou de uma reflexão ao ver tal cena e logo, esse acontecimento, conecta as três.

 Assim que vi esse livro, fiquei bem ansiosa por ter essa capa tão fofa e delicada além de ter lido algumas resenhas que conseguiram me motivar muito a leitura. Não poderia ter escolhido um melhor momento pois é exatamente o tipo de leitura que eu precisava por ser algo singelo e sensível.

O livro consegue abordar diversos assuntos complexos, como sexualidade, alcoolismo, morte, luto e sentido de vida. Tudo isso com uma narrativa que te envolve desde a primeira página e te faz se sentir acolhida até a última página por ter personagens tão fortes e cativantes. Personagens que você se sente realmente amiga e sente-se como se as conhecesse há muito tempo.

O livro me tirou sorrisinhos assim como me deixou muito perto de lágrimas ao me colocar na situação de cada uma, seja de Karen com a perda do marido, de Anna com sua bagagem com o parceiro alcoolatra ou de Lou que precisa assumir sua sexualidade.

Essa proximidade com as protagonistas se deu por conta da narrativa da rotina de cada uma, por transparecer algo real e percebe que uma delas poderia ser por exemplo minha vizinha já que são acontecimentos do dia a dia. É algo muito real, cheio de sentimentos e escrito com um cuidado e delicadeza que te faz sentir parte daquilo.

Eu não preciso nem dizer o quanto recomendo o livro, ainda mais para aqueles que procuram uma leitura tão especial, cheia de acontecimentos que mexerá com você e com certeza te deixará maracado com personagens tão bem constrúidas e queridas.

7 comentários:

  1. Gosto quando leituras abordam diferentes pessoas e histórias. Morte, álcool, sexualidade são assuntos muito bons para elaborar em uma história.
    Com certeza o livro é bom!
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Hey, Catharina!

    Que história mais tocante! Amei sua resenha e fiquei muito envolvida por ela, morta de vontade de ler também.
    E a capa é linda e delicada mesmo, foi a primeira coisa que gostei.
    Já entrou pros meus desejados. Muito obrigada por trazer essa beleza pra eu conhecer! <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oiii tudo bem?
    Esse livro realmente parece ser bastante envolvente e até forte ao meu ver, quem sabe futuramente eu dê oportunidade, porque sei que emocionaria, raramente encontros livros assim para comprar e fico feliz de encontrar aqui no blog, dica anotada.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Essa história parece ser bastante emocionante, acho que quem gosta do gênero iria amar!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Cath,
    Achei a capa linda! Muito delicada e singela.
    Apesar da história parecer ser bem tocante e ter te marcado, não chamou muito a minha atenção. Valeu!
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos
    www.garotosperdidos.com

    ResponderExcluir
  6. É tão ler algo que nos prenda e nos deixa aquela sensação de empatia dos personagens né? a leitura parece boa e tu me fez ter vontade de ler.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas sua resenha me deixou muito curiosa. Parece ser o tipo de leitura que realmente nos envolve né? As personagens parecem ser mulheres fortes e que conquistam a empatia do leitor. Além disso, achei bonito a amizade entre elas surgir em um momento de dificuldade, pois acredito que essas são as amizades mais fortes e sinceras.
    Adorei sua resenha e a dica já está anotada.
    Beijos!

    ResponderExcluir

© REALITY OF BOOKS - 2012. Todos os direitos reservados.
Por: SHAIRA FOTO E DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo