Reality Of Books: Coleção Marcos Ribeiro

Coleção Marcos Ribeiro

Olá queridos leitores.
Como estão?
Bom, não é segredo para quem me acompanha que sou bem fã de livros infantis. Ainda mais quando esses livros são acompanhados de mensagens, empoderamento e críticas. Quando trabalhei em uma biblioteca, conheci o autor Marcos Ribeiro e tive a oportunidade de ajudar a dar aula sobre os temas abordados pelos autor para o fundamental. Claro que diante disso, não pude deixar de trazer aqui para compartilhar com vocês um pouco sobre cada livros que li e debati com a criançada.


Sinopse: Com muito sabor e leveza, o autor mexe com todos os nossos preconceitos machistas (sem ignorar que o machismo é também um problema da mulher, da mãe que ensina aos filhos "papéis" masculinos e femininos). Uma das causas da infelicidade de muitas pessoas é essa mania de se pautar por atitudes alheias. Desde pequena, a criança aprende a imitar e competir com seus colegas, prejudicando o desenvolvimento de sua própria personalidade. Ser o que se é - eis um desafio difícil até mesmo para os adultos. Estamos tão condicionados pelos modelos vigentes que trocamos a liberdade pela opinião consensual. A frustração muitas vezes tem esta origem absurda: surge da nossa incapacidade de corresponder ao que julgamos que os outros esperam de nós. Neste livro, Marcos Ribeiro coloca a questão do masculino-feminino de forma muito didática, acessível a leitores de qualquer idade. Sobretudo, ele estimula o jovem leitor a refletir, decidir-se, opinar. Esta é, portanto, uma obra muito educativa, porque aborda, num estilo muito agradável e graças às ilustrações de Bia Salgueiro, um aspecto fundamental de nossa cultura ainda impregnada de heranças patriarcais. MENINO BRINCA DE BONECA? é uma obra lúdica e muito séria.
Não preciso ressaltar o quão importante é mostrar desde cedo às crianças como devemos sempre apoiar a igualdade independente do sexo, cor, gênero, entre outros fatores. Menino Brinca de Boneca? apresenta o quanto existe a questão de diferença entre sexos desde a infância e o quanto isso é prejudicial para todos pois se um menino que gosta de brincar de boneca é considerado "bicha" por isso, então devemos repensar um pouco o que estamos ensinando aos nossos filhos. É aquele tipo de leitura altamente recomendada tanto para adultos quanto crianças, principalmente para uma mesa de debate para ouvir um pouco a opinião das crianças.

Sinopse: Este livro é inspirador e mostra a força, a vontade e a esperança para superar os desafios da vida: um acontecimento triste, a morte de um ente querido, uma limitação física, abandono, dificuldades financeiras – como essas pessoas recuperaram o sorriso diante das dificuldades? Afinal, ser feliz para sempre pode ser um bom final para um livro de imaginação. Mas ter garra todo dia é um bom enredo para a vida real.
Um livro que irá fazer a criança refletir sobre como é importante as oportunidade na vida das pessoas e o quanto todos merecem as mesmas oportunidades. Sabe aquele livro que te faz refletir durante horas? Pois é. O autor consegue abordar diversos tipos de decepções/limitações/problemas que um ser humano tem ao longo da vida e mostrar que é possível superar apesar de muitas vezes ser bem difícil e quase impossível. Sem contar o quanto ele nos faz pensar que muitas vezes reclamamos de barriga cheia por termos muito mais oportunidade do que alguns por aí. Foi muito interessante poder abordar um pouco disso com crianças e ver a opinião de cada um.


Sinopse: O livro Somos iguais mesmo sendo diferentes! promove o respeito e fomenta a igualdade de direitos por meio do diálogo. Um livro imprescindível em qualquer escola, porque repensar valores e preconceitos deve ser matéria constante. Destinado a pais e filhos, ensina a lidar com as diversidades diárias da vida.

A primeira coisa que nos faz pensar a ler esse livro é: ninguém nasce preconceituoso. É fato que vivemos numa sociedade repleta de preconceitos. Muitas vezes isso é enraizado nas criança, e ao pensar que nós, seres humanos, acabamos tornando os outros preconceituoso, penso que devemos refletir melhor sobre nossas conversas, atitudes e pensamentos. A criança tende a repetir o que vê e a internalizar opiniões daqueles mais próximos, sendo assim, é legal tomar um cuidado na hora de falar sobre assuntos tão delicados. Não há palavras para dizer o quão lindo foi conhecer esse e os outros livros. Não vejo a hora de poder comprar e ter na minha estante.

Por isso é hoje, galera.
Espero que tenham gostado dos livrinhos apresentados. Quero muito saber se vocês já conheciam o autor ou algum desses livros e claro, adoraria dicas sobre livros relacionados a esse.
Até maaaais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© REALITY OF BOOKS - 2012. Todos os direitos reservados.
Por: SHAIRA FOTO E DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo