Reality Of Books: Resenha: Então, Conheci Minha Irmã - Christine Hurley Deriso

Resenha: Então, Conheci Minha Irmã - Christine Hurley Deriso

Sinopse: Summer Stetson não conheceu sua irmã. Sua mãe engravidou dela assim que Shannon morreu, aos 17 anos, em um terrível acidente de carro, que se chocou com uma árvore. Ao longo de sua vida, Summer acostumou-se a assistir seus pais repetirem o quanto a irmã era perfeita, amada e boa filha, e por isso sempre acreditou que fosse uma decepção para eles. Ao fazer 17 anos, recebe da tia de presente o diário que Shannon escrevia até o dia de sua morte. Ao ler aquelas páginas para saber mais sobre a irmã, acaba descobrindo alguns segredos, e a cada revelação, sobre a família e sobre si mesma, entende que a verdade pode ser, por vezes, dolorosa, mas nunca deixará de ser libertadora.

*Livro cedido em parceria com a Editora Gutenberg para divulgação. 




Summer teve uma irmã, porém, nunca a conheceu já que nasceu depois que sua irmã, Shannon morreu aos 17 anos e assim, Summer sente que cresceu à sombra da irmã. Sua mãe é do tipo controladora e sempre cobra demais de Summer, nunca reconhecendo o que a menina já fez, chegando até a comparar com a irmã que não está mais aqui. Shannon era vista com a garota perfeita já que tinha as melhores notas e um jeito tão angelical mas Summer não quer simplesmente aceitar tudo que sua mãe diz ou manda, o que acaba criando intrigas dentro de casa.

Quando a tia de Summer entrega um diário dos últimos meses de vida de Shannon, Summer não acredita no que encontra nesse diário. Cada vez mais sente-se mais conectada com sua falecida irmã, descobrindo diversos segredos sobre sua família e até mesmo vendo que Shannon não era tão perfeita assim.

Narrado em primeira pessoa, conhecemos Summer, uma protagonista bem cativante e forte que se mostra nem um pouco passiva em relação à sua mãe que sempre quer as coisas do jeito dela e que muitas vezes pode não ser o melhor jeito. Durante a leitura, também temos partes do diário de Shannon, conhecê-la torna a história mais completa e tocante além de podermos sentir a conexão das duas irmãs mesmo sem elas terem se conhecido.

O livro em si é uma drama adolescente onde alguns leitores poderão vir a se identificar coma situação de cobrança, notas, escola ou faculdade além de também contar com romance e um pouquinho de comédia para descontrair o clima pesado que por vez aparece no meio dos capítulos. A leitura é extremamente tranquila e leve ao mesmo tempo em que podemos sentir o peso de Summer de não ter conhecido sua irmã e ser com´parada à ela o tempo todo, sentindo-se no mundo apenas como se fosse para substituir a menina que todos amavam e não ser boa o suficiente para isso.

Sempre morri de curiosidade para ler o livro mas esperava algo um pouco mais pesado e marcante, não foi tão quanto eu esperava mas com certeza me prendeu muito e me fez sentir dentro da história, me colando no lugar de ambas as irmãs e entendendo completamente a impaciência coma mãe - a mãe delas era uma pessoas muito difícil de lidar, diga-se de passagem -, e as angústias de cada uma. Apesar de não ter sido o que esperava, foi uma leitura que valeu a pena pela sutileza e narrativa bem planejada.

A edição como sempre, está impecável. Folhas grossas e amareladas que tornam a leitura ainda mais gostosa e com capítulos curtos e bem divididos. A capa está lindinha, eu gosto muito dessa capa e do título em geral. A editora caprichou como sempre. Uma leitura que vale a pena para quem gosta daqueles dramas leves e com um final simples mas marcante.

29 comentários:

  1. Olá
    Essa é a primeira resenha que leio desse livro e fiquei bem curiosa quanto ao desenvolvimento diante dos elementos que você mesma comentou. Gosto de ler histórias com dramas adolescentes sim, e pelo que pude compreender não há cenas muito marcantes né.. de qualquer maneira, acho essa edição linda!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oi, Catharina!
    Não conhecia o livro e adorei a indicação.
    Viver a sombra dos outros é péssimo. A gente acaba não sendo o que quer, não podendo fazer o que gosta para agradar os outros.
    Uma pena que o livro foi mais leve do que você esperava. Mas sua resenha me deixou curiosa e vou adicionar o livro à minha 'pequena' lista. rsrs...
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi!!
    Que capa fofa. Poxa a situação de Summer não é fácil, ter que ser comparada com a irmã que nem vive mais aqui.
    Eu fiquei bem interessada em ler esse livro, deve ser uma leitura envolvente e fascinante, poder conhecer as duas personagens conforme a leitura vai fluindo.
    Mesmo sendo uma leitura mais voltada para os jovens eu gostei muito da dica.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Oi Catharina, já tive mais curiosidade para conhecer esta trama, mas algumas pessoas que leram, tiveram a mesma impressão que você: o livro poderia ter sido mais marcante. Espero ler, não em breve, mas um dia, quem sabe.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Amei a resenha!
    Esse livro vai entrar na minha lista de desejos com certeza, gosto muito de livros desse estilo e acho que irei amar ler esse.

    Parabéns pelo blog.
    Beijos.

    Bia
    http://reinodoslivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Pela sinopse eu tive a impressão que ela descobriria grandes segredos de família ou da própria irmã, pra gente ficar tipo assim: UAU! Mas pela resenha percebi que o diário resultou apenas pra que ela não vivesse à sombra de alguém idealizado pelos pais se tornando um fardo pra ela, pois não pra competir com uma morta perfeita! Talvez em uma outra oportunidade eu leia. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Eu não conhecia essa obra,,mas só pelo o seu título eu já fiquei bem interessado para ler a obra rsrs. A proposta do livro é bem interessante e gostosa de se ler pois dramas adolescentes é comigo mesmo. O trabalho da Gutemberg é muito bom mesmo. Enfim! Espero poder ler a obra logo logo. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Oie! Tudo bem?

    Eu ando bem chata em relação a livros, tão chata que chego a não me conhecer mais, e esse foi mais um que entrou na lista dos: não me chamaram a atenção, faltou algo realmente na obra que fizesse com que eu quisesse realizar a leitura do livro e olha que ele é de um gênero que amo ler, mas fico feliz que você tenha gostado da leitura, mas vou passar a dica!

    Bjss

    ResponderExcluir
  10. Olá, Catharina. Tudo bem? Ótima resenha. O livro parece bom, nunca tinha ouvido falar nele, mas me interessei. Adoro livros que envolvem diários. Eles sempre guardam diversos segredos. Obrigada pela dica, vou colocar na lista hahahaha.
    Beijos.
    https://qadulta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Catharina!

    Tudo bem? Eu não conhecia o livro ainda e parece ser bastante interessante, mas saber que é um drama adolescente me deixa um pouco desanimada porque ando sem paciência para esse tipo de história (acredito que porque já passei por essa fase de escola então não consigo criar uma ligação com as personagens e aí elas só me irritam mesmo).

    Beijinhos
    Jessie
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Desconhecia a obra, mas fiquei intrigada. Quando li o título e fui direto para a resenha minha cabeça já foi para o lado que Summer iria morrer também e então conhecer a irmã kkkk
    Lendo o restante da resenha, vi que não é nada disso que acontece!
    Fico feliz em saber que Summer não é passiva quanto às vontades da mãe mesmo ela sendo bem difícil de lidar e fiquei curiosa para ver como esse diário foi sendo inserido na trama e nos levando para mais perto das personagens.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro e adorei a premissa! Gosto muito de histórias com irmãs e curti muito essa história promover "o encontro" delas de uma forma tão diferente, com um diário! Deve ter sido bem complicado a garota crescer à sombra da minha que nunca teve a oportunidade de conhecer, fiquei curiosa para ver como tudo se desenrola.

    ResponderExcluir
  14. Apesar de ser um livro juvenil, gostei bastante do enredo, diferente e apesar de não ter sido tanto como você esperava, fiquei com aquela forte sensação de ser marcante.

    ResponderExcluir
  15. Olá,tudo bem?
    Fiquei bastante interessada em conhecer a Summer, mesmo sendo um livro infantil.
    Acho que esse livro seria para todas aquelas meninas que têm problemas com as mães: meu caso.
    Por isso, fiquei tão interessada em conhecer a Summer.
    Pena não ter um "clima tão pesado" quanto eu gostaria.

    ResponderExcluir
  16. A capa e o título chamaram minha atenção. O enredo em si, nem tanto, gostei da sua resenha, mas não me vejo com interesse real no livro. Enfim, quem sabe um dia.

    ResponderExcluir
  17. Gostei da capa e sua resenha contribuiu para meu interessante, na leitura da sinopse e da sua resenha, imaginei que não seria tenso ou pesado, mas que mesmo assim acredito que seja valido a leitura.

    Beijos

    Viviana

    ResponderExcluir
  18. Gostei da premissa e parece ter um teor mais emocional né? parece uma leitura boa a se fazer a analisar, mas só lendo pra saber, pena vc nao ter curtido muito.

    ResponderExcluir
  19. Oiee, ainda não conhecia o livro, fiquei bem curiosa com o que a protagonista irá descobrir neste diário, acho bem interessante este tipo de trama em uma história.

    Bjs Jany

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Li algumas resenhas e eu também esperava que fosse algo mais dramático. Fiquei meio decepcionado por ser mais adolescente. Acho que antes eu leria, mas agora não, mas apesar disso gosto do tema com irmãs.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi! Esse realmente é uma história que eu amaria ler, realmente não deve ser fácil ser comparada o tempo todo com alguém que você nem conheceu e que querendo ou não, você não será igual nem conhecendo, quem dirá vivendo a sombra de uma perda tão difícil. Fiquei curiosa para saber o que está escrito no diário e como se desenvolverá, realmente quero poder ler essa obra! Amei a dica.
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Não conhecia esse livro e mesmo que o tema não costume me chamar tanto a atenção até que gostei deste livro.
    Estou curiosa para saber o que constava no diário e como a história terminou.
    Adorei a dica! Obrigada!
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi,

    não conhecia o livro, mas fiquei curiosa com a premissa. É uma pena que você tinha bastante expectativas e que não foram cumpridas, mas ainda bem que pelo menos você se envolveu na história e ela te prendeu. Anotei a dica por aqui, espero ter a chance de ler. :D

    beijos!

    ResponderExcluir
  24. Oi Catharina, como está?
    Que bom que, apesar de não ser tão pesado como se esperava dessa trama, o livro te agradou. Se bem que a premissa por si mesma já é tensa. Imagina passar a vida toda sendo comparada com alguém que tu nunca conheceu? Imagina a barra.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Oie!
    Não conhecia esse livro, gostei bastante da capa e a temática parece ser bem interessante, mesmo se tratando de adolescentes, o que tenho fugido ultimamente por andar meio sem paciência para algumas personagens.

    Beijos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bem? Eu achei a premissa desse livro bem triste porque deve ser muito difícil toda a situação e além de lidar com a mãe que não é nada fácil e com a sombra dá comparação da irmã saber tbm que sua irmã poderia ser uma amiga que infelizmente ela nem chegou a conhecer a não ser através desse diário.
    Ja anotei a dica e pretendo ler em breve.
    Bjs

    ResponderExcluir
  27. Que capa maravilhosa!!! Não conhecia a obra - nem a autora.

    Eu leria esse livro... A sinopse é singela e apresenta bem o enredo - e sou uma irmã mais velha que escrevia diarios, me identifiquei.

    Mesmo talvez ele não sendo tão pesado e marcante, como você disse, realmente me interessei e, por isso, não me aprofundei muito nos detalhes apresentados pela resenha. Gosto de livros sutis que nos fazem pensar um pouquinho...

    Ótima indicação, está entre meus desejados.

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  28. Olá tudo bem?
    Essa é a primeira vez que ouço falar desse livro e, apesar de você ter achado-o bastante leve, gostei bastante do tema. Deve ser horrível viver à sombra de alguém, ainda mais quando esse alguém nem está mais entre nós.
    O único ponto negativo que vi foi a falta de cenas marcantes. Mas vou dar uma chance ainda assim por gostar tanto de dramas adolescentes.
    Gostei muito da resenha.
    Bjs, Mila

    http://esquadrao-literario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Eu ainda não conhecia essa história, mas achei muito interessante. Toda essa questão do drama vivido pela adolescente por causa da mãe e da irmã falecida, parece ter dado uma história bem emocionante e diferente. Com certeza eu quero ler, já até coloquei na minha lista de desejados e espero que dê pra ler o mais rápido possível.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir

© REALITY OF BOOKS - 2012. Todos os direitos reservados.
Por: SHAIRA FOTO E DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo