Reality Of Books: Resenha: Porque o Céu é Azul - Keila Medeiros

Resenha: Porque o Céu é Azul - Keila Medeiros

Sinopse: Gabi é uma garota de 17 anos que muda constantemente de escola por causa do pai que, embora pertença à marinha do Rio de Janeiro, aproveita todas as oportunidades para ficar longe da cidade natal e afastar as lembranças da falecida esposa. Agora, quando finalmente está no 3° do EM, Gabi regressa ao Rio e é obrigada a enfrentar o último ano numa escola nova. Sem nenhuma experiência em relacionamentos, ela passa a ser alvo de bullying dos colegas até o momento em que Lucas, capitão do time de vôlei e também o garoto mais cobiçado da escola, finge ser seu namorado. Mas à medida que a farsa se desenrola, o sorriso irresistível de Lucas e seu jeito compreensivo e afetuoso tornam cada vez mais difíceis para Gabi lembrar que tudo não passa de fingimento. Nesse ano decisivo, ela enfrentará seus medos, criará laços verdadeiros de amizade e descobrirá que amar pode ser tão fascinante quanto explicar por que o céu é azul.
*Livro cedido em parceria com a autora Keila Medeiros para divulgação. 

Gabi é uma adolescente que convive com seu pai que trabalha para marinha, ambos estão constantemente mudando de cada e cidade e isso é algo que Gabi não gosta nem um pouco pois se sente sozinha nas escolas já que todos tem grupo formados, até porque ninguém gosta de ser o novato nos lugares, isso a faz se sentir deslocada constantemente.

Ao chegar no Rio de Janeiro para finalmente ir para o último ano do ensino médio, ela conhece uma nova amiga e também conhece Lucas, capitão do jogo de vôlei e o menino mais querido por todas. Lucas logo começa a fazer uma amizade com Gabi, mas ela estranha pois não imaginaria que um cara como ele pudesse dar atenção a uma menina como ela. No meio disso, temos a ex namorada de Lucas e alguns outros alunos que implicam constantemente com ela por Gabi não ter experiência nenhuma em questão de namoro e garotos no geral.

A autora nos apresenta aqui um enredo totalmente típico e esperado e o enredo no geral segue da mesma maneira. Eu particularmente não sou fã de enredos onde a protagonista acaba se depreciando e se achando menos do que é por causa de um menino que é popular e bonito, como se os adjetivos desse tal menino, fizesse a menina inferior então isso é algo que incomoda constantemente em história onde a menina excluída se apaixona pelo mais popular da escola.

A autora tinha nas mãos duas questões que deixariam o livro mais interessante: bulimia e bullying, mas infelizmente ambos os temas não foram bem explorados, é algo mais secundário pois imagino que o foco da autora era mais o romance entre o casal principal. Apesar disso, com certeza foi um livro bem gostoso de se ler e acompanhar e torcer para o casal, pois ao contrário de muitos livros, Lucas apesar de ser bonito e popular, não é como outros diversos personagens que deparo pelas histórias, é na verdade um garoto muito legal, engraçado e atencioso, isso me agradou e salvou muito a história.

A autora também conseguiu mostrar muito bem a mudança de Gabi, sua transição para quase adulta e formada no colégio. Ao passar dos capítulos, podemos presenciar a mudança de Gabriela, suas novas experiências amorosas, suas primeiras vezes e outros experimentos durante a adolescência, então foi mais um ponto bem positivo para a narrativa.

A partir do meio, quase final da história temos um acontecimento bem dramático, não foi esperado pois imaginava que era um enfoque mais romance adolescente sem grandes acontecimentos, então pareceu se perder um pouco mas mesmo assim, o livro tem um final bem fofo e que conseguirá tirar suspiros de adolescentes que estão iniciando suas vidas amorosas.

No geral, foi uma leitura bem legal e com certeza leria mais livros da autora e espero poder ler. Recomendo para garotas que estão em transição par adolescência pois alguns assunto são bem apresentados e concluídos.

27 comentários:

  1. Hey, Catharina!

    Que capa mais fofa!
    A história me parece ser bonitinha. Se eu tiver a oportunidade, acho que vou gostar de ler.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Que capa mais amor! A história parece bem amorzinho também, e eu amei a dica!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Catharina!
    Apesar do livro parecer fofo, não é um livro que eu leria. Esse tipo de enrendo já me atrai tanto. Como o foco fica muito no romance, não acho que eu iria gostar. Acho que já passei da fase de ler livros sobre meninas que se acham inferior por conta de garotos. rsrs...
    Ainda assim, obrigada pela dica! ^^
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  4. Hey Cath, tudo bem?
    Que resena linda menina parabéns!
    Eu não conhecia o livro e me encantei pela premissa.
    Sua resenha só me deixou mais curiosa.
    Adoro romances fofos, então esse livro é perfeito para mim. Amei a dica.Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Parabéns pela parceria. Não conhecia ainda e a premissa não me atriu muito, talvez pela questão da trama dar enfoque aos "problemas" de uma determinada faixa etária, mas tenho certeza que faz toda a diferença para quem está enfrentando os mesmos dilemas.
    Bacana o fato de acontecer algo dramático, assim foge do esperado.
    Beijos
    www.estilo-gisele.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá; eu ainda não conhecia esse livro e o ´titulo chamou minha atenção. Pela sua resenha, vi que não sou o público-alvo dele, mas mesmo com suas ressalvas talvez fosse uma leitura que eu gostaria de fazer, para dar uma variada e ler um romance mais leve.

    ResponderExcluir
  7. Oi Catharina,
    Gostei da sua resenha, mas não me interessei pelo livro por causa dos vdiversos pontos que você citou na resenha e não me agradaram.
    Também não gosto de livros em que a menina se apaixona pelo mais popular e blablabla. Além disso o fato do romance ser o foco principal ao invés de outros temas mais interessantes não me chamaram a atenção. Talvez se a autora tivesse optado por um caminho diferente, seria uma leitura mais agradável para mim, o que não significa que o livro seja ruim.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Gostei do livro tem uma premissa bem interessante e a história parece ser bem legal!
    Boa indicação!
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? eu também achei, quando comecei a ler sua resenha, que nada demais aconteceria neste enredo. Mas é interessante ver que a autora surpreendeu em alguns pontos, deixando até mesmo você encantada pelo que viu. Não sei, sinceramente, se leria o livro, mas parece que é uma boa pedida para adolescentes e pessoas que gostam de enredos mais simples.

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Incrível você descreveu a tipica protagonista que odeio hahahaha acho que passaria tanto tempo a odiando e gritando com ela que não consegueria aproveitar o resto da leitura... Não leria o livro, mas sua resenha tá ótima.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Ainda não conhecia esse livro, mas gostei do título...haha' também não gosto dessa coisa de "menina invisível e o cara popular", antes até lia e via filmes com essa receita na TV, mas hoje estou bem mais crítica e não aguento...hehe' fiquei curiosa quando mencionou bulimia e bullying, mas saber que não foram bem explorados me desanimou.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá Catharina, apesar da autora ter tratado alguns temas bem legais, mesmo deixando eles em segundo plano, o enredo em si não conseguiu me deixar curiosa para lê-lo =/ Então vou deixar passar a sua dica.

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  13. Oi tudo bem, não conhecia o livro, mas pelo que pude ver na sua resenha esse é um livro bem linear e isso não conseguiu despertar meu interesse em relação a leitura, por isso acredito que essa seja uma obra que eu não leria.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Essa capa é bem fofinha, uma pena a história ser bem clichezona sabe? menina nova, alvo de bullying e o principe encantado amado por todos salva ela u.u sei lá não me atraiu não...

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu sempre gosto de um bom clichê, quando é bem trabalhado, coisa que eu tenho a impressão que nesse livro não acontece. Que pena que a autora não conseguiu trabalhar bem temas muito importantes e que com certeza fariam toda a diferença na obra. Infelizmente, deixo essa dica de lado.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Olá, logo na sinopse notei que era algo clichê, não gostei muito dá premissa e do FTP de ser focado apenas no romance.Me identifico com a personagem quando adolescente, mas agora adulta creio que meus interesses são outros. Assim como você disse, é um livro recomendado para adolescentes haha
    Beijos

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oiii, tudo bem?
    Achei tão fofinha essa capa que estou morrendo de amores, gostei do enredo trabalho e mesmo você dizendo que é para adolescentes fiquei querendo ahauahuahauahau ótima resenha.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Não sei por qual motivo, mas tive uma grande lembrança de A Culpa é da Estrelas com a capa e a sinopse. O livro parece ser ótimo, ainda mais da forma que você descreveu alguns pontos da história. Fiquei bem curioso pela história, assim que surgir oportunidade, irei fazer a leitura!

    http://desencaixados.com/

    ResponderExcluir
  19. Que pena que a história não foi tão aproveitada como deveria, me parece ter tudo pra ser incrivel! Achei a capa fofa demais e creio que a escrita da autora também seja. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem? Não conhecia a obra, parece ser boa, gostei muito da capa *-*
    Senti falta de alguns quotes e de uma parte falando sobre a autora

    ResponderExcluir
  21. Infelizmente não gostei muito dos problemas apontados, mesmo que na sua opinião final a leitura tenha sido boa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Olá!!
    Que belezinha a capa e a sinopse! Eu imaginei que seria um livro leve e gostoso de se ler...
    Mas pelo que você falou, a autora não soube explorar e aprofundar em temas ue seriam tão importantes quanto o romance, que me soou bastante clichê.
    Por se tratar de um livro para adolescentes, acho que não me interessaria tanto.
    Já passei da fase hehehe
    Um beijo!!

    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Desconhecia a obra, mas fiquei interessada por tratar de dois temas bem interessantes e, além disso, o personagem Lucas me chamou a atenção por ser diferente do que estamos acostumadas a ver por ai sendo atencioso e gentil.
    Também não gosto de personagens que se depreciam por causa de um que considera melhor.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  24. A capa do livro é lindinha, mas acho que não gostaria da leitura. Não curto quando o romance é colocado em foco e os outros assuntos acabam não sendo bem explorados. Também detesto ver personagens femininas se depreciando.
    Não sei se entendi direito, mas a protagonista é bi? Porque tem uma parte na resenha que você fala que tem a ex namorada da Gabi...
    Então pelo jeito o tema homossexualidade também não foi muito bem trabalhado.

    Duas Leitoras - no Top Comentarista de fevereiro você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir
  25. Oi.

    Não conhecia a obra, mas achei bem legal. Ainda mais por ter como assunto o bullying, que é um dos temas que mais gosto de ler. Quero muito saber o que levou Lucas a fingir o namoro com a Gabi. Vou anotar o nome do livro para ler depois.

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Eu não gosto muito de livros do gênero, talvez porque eu já tenha saído dessa fase da adolescência há algum tempinho. O que eu gostei foi o fato do garoto não ser aquele cara popular típico das histórias de adolescentes (que se acha, pega geral e pisa em todos), isso me fez querer conhecer a história, apesar de não gostar muito de romances. Uma pena a autora não ter aprofundado mais os temas polêmicos, eu adoro ler coisas do tipo.
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  27. A capa é muito fofa, mas a sinopse não me atraiu muito... Apesar de tratar do bullying, acredito que não é desse modo que ele deve ser discutido entre nossos jovens...

    Suas opiniões sobre o livro meio que confirmaram minhas suspeitas: superficial. A autora não se aprofunda nos temas propostos, o que pode acabar prejudicando mais que ajudando alguém com problemas semelhantes. Precisamos de protagonistas femininas fortes, que não se depreciem... Mas sim se amem!

    Abraços!
    www.asmeninasqueleemlivros.com

    ResponderExcluir

© REALITY OF BOOKS - 2012. Todos os direitos reservados.
Por: SHAIRA FOTO E DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo