Reality Of Books: Indicações de Livro Infantis #8

Indicações de Livro Infantis #8

Olá queridos.
Como estão?
Hoje vim mostrar para vocês mais algumas dicas de livros infantis que li ultimamente e que acho bem válido falar um pouco para vocês sobre eles. Como sempre, são temas bem interessantes e que eu particularmente adoraria dar á crianças da família de presente.



Sinopse: Foi meio por acaso que tudo começou, numa tarde em que Henrique andava bem distraído. Ele começou provando uma palavrinha, para ver o que acontecia. E logo se tornou um grande devorador de livros! Mas será que os livros existem para ser literalmente devorados?
O livro tem uma essência bem interessante que diz que não adianta somente ler o livro e sim interpretar e absorver. Apresenta um garoto que lia o tempo todo até que se tornou um devorador de livro e fazia somente isso, gostei muito da ideia do autor de mostrar a atenção que devemos ter ao ler um livro.







Sinopse: Um dia, Marília fica sozinha em casa e começa a desejar que o tempo encolha. Para concretizar o seu sonho, ela imagina várias situações - congelar toda a cidade, construir vários relógios pequenos e até parar de respirar. Será que Marília vai conseguir diminuir o tempo?
Esse foi um livro bem triste, pois dá a entender que a garotinha da história está mal, não mostra o motivo mas fica ao leitor decifrar. Gostei muito do fato de não mostrar o porquê a menina estava tão mal e querendo que o tempo passasse pois ao ficar ao critério do leitor, muitas vezes a criança pode se identificar.


Sinopse: Isaac Azimov disse uma vez que não sabia qual o mistério que levava o processo de educação a sufocar a curiosidade natural das crianças, e é contra isso que se coloca Liana Leão quando escreve seus livros. Para ela, na formação da criança, não se pode tratá-la como um receptáculo vazio a ser entulhado de informações, é necessário desafiá-la, estimular sua curiosidade e seu raciocínio. No pré-primário, como no 3º grau, não há nada pior do que transformar o que deve ser aprendido em inimigo, que pode tomar a forma de um dragão só vencido por heróis, ou em risco do fracasso na elaboração de uma tese. Há qualquer coisa de errado em qualquer processo de educação que não comporte o bom humor e o riso. Há muito que aprender em Julieta de Bicicleta, principalmente a necessidade de ter, ao mesmo tempo, rumo e flexibilidade, convicção e curiosidade. Acreditar que a criança tem sua personalidade e merece ser respeitada para poder crescer tanto em conhecimento (e não decoreba) quanto em auto-confiança (e não capricho gratuito) parece ser a estrela-guia de Liana, em suas lindas incursões pelo universo infantil, onde tudo que tem para dar é trocado pelo prazer das descobertas de quem está vendo as coisas pela primeira vez, sem ares de superioridade ou de concessão. Julieta de bicicleta é um prazer para todos nós, e convida-nos a entrar nesse doce processo de formação infantil.
Gente, me deparei com esse livro por acaso e não imaginava que ele abordasse tão bem o tema do comodismo, sim, isso existe até mesmo na infância. Pois muitas vezes a criança está acostumada a explorar determinada parte ou com medo de conhecer coisas nova o que é perfeitamente normal, porém, a longo prazo pode fazer mal, então o livro conta a história de Julieta que resolveu arriscar e sair de sua zona de conforto, é uma narrativa bem simples mas que marca.


Sinopse: A vida nunca foi fácil para o pequeno Tipps, um gatinho vira-lata que vive em uma lixeira. Isso até o dia em que conhece um garotinho solitário. Tem início então uma belíssima amizade entre os dois. Mas um dia o menino não aparece para brincar e o pequeno Tipps fica perdido e entra em várias enrascadas. Será que esses dois companheiros ainda voltarão a se ver? 
Esse livro é simplesmente uma graça. As ilustrações estão lindinhas e é um livrinho bem rápido, bem legal de presentear ou mostrar para crianças que estão criando o hábito de ler desde cedo e também foca no amor aos animais, solidariedade e ajuda. Super recomendado.

Por hoje são essas as dicas, galera. Fazia um tempo que não trazia essa coluna mas agora vou tentar trazer mais vezes por estar tendo bastante contato. Espero que tenham gostado e me digam se conheciam ou se interessaram por algum ;)


30 comentários:

  1. Oiee

    Eu adorei! Gosto muito de indicações de livros infantis pois realizo um trabalho de leitura com crianças.
    Amei todos mas o que mais chamou minha atenção foi "Julieta de Bicicleta", além da capa linda.
    Obrigada por compartilhar!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Adorei as suas dicas, tenho uma priminha e gostaria muito que ela adquirisse o amor pelos livros, o que mais chamou a minha atenção foi "Um lar para o pequeno Tipps" amo gatinhos. <3

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Que indicações mais fofas, amei a capa da Julita de bicicleta, muito linda e colorida, o livro do Tipps já me encantou só de ler a sinopse espero muito que ele encontre o menino T.T
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi, como vai?

    Que ideia genial e suas indicações muito fofas, também amei a capa da Julita de bicicleta, muito linda e bem infantil. Os outros também gostei, curto as vezes uma leitura infantil, adoro sair desse mundo louco e entrar no mundo onde tudo é mais puro e verdadeiro. Parabéns pelo post e escolhas!

    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

    ResponderExcluir
  5. Amo livros infantis ♥ ♥ Acho eles profundo sabia disso?
    Um Lar para Tipps me parceu super fofinho.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  6. Oi, Catharina!

    Os livros infantis são muito importantes para as crianças, pois são eles que formarão toda a base para a vida literária delas. :)
    Toda criança deve ter a oportunidade e o privilégio do acesso aos livros.
    Ótimas dicas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Olá Catharina,

    que ideia ótima, livros infantis que não tratam crianças como pessoas menores, com menos inteligência. Adorei as dicas, mesmo que não tenha crianças em casa...

    bjss

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Eu gosto muito de livros infantis! As vezes eles tem muito mais a dizer do que as modinhas de 500 páginas que circulam por aí. Achei bem interessante o primeiro, vou procurar para ler haha'
    Eu li um quando era criança que até hoje procuro ele e não acho. É um livro bem bonitinho sobre a amizade de um garoto e um chiclete *_* o nome é Chiclete Grudado Embaixo Da Mesa <3 (Se souber onde eu encontro, me fala hahaha)
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. ouuuwn que post fofo. Amo livros infantis, e desde que ganhei um sobrinho o interesse por títulos só aumentou... eu gostei de todas as indicações... <3
    bjs, Cath...

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu adoro livros infantis, eles conseguem passar mensagens que livros infinitamente mais complexos não conseguem.
    Eu adorei as suas dias, mas me encantei mais por "O incrível menino devorador de livros", achei uma graça!
    Vou procurar!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Nossa que publicação diferente, que legal suas indicações, e sempre bom lembra que criança também lê, e na verdade eu acho que desde pequeno e que tem que se estimular a leitura, parabéns pela postagem.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. oi, tudo bem?
    adoro as ilustrações dos livros infantis, mas admito que não lei nenhum. Não tem mais crianças na minha família, então, são livros que não me atraem
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie! Que postagem maravilhosa! *-* Eu adoro esses livros infantis que podem (e devem, na maioria das vezes) ser lidos por pessoas de outras faixas etárias, pois os ensinamentos transmitidos sempre são importantes e sensacionais. Achei interessante a proposta de O Incrível Menino Devorador de Livros, pois hoje mesmo eu estava vendo um estudo bíblico sobre como um livro pode ser construtivo ou devastador para uma sociedade. Acho fundamental o incentivo da leitura de coisas boas desde a infância e adorei as indicações dos livros. *-*

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir
  14. Que gracinha de postagem. Eu mesma nao os leio muito, ate porque nem tenho criança em casa, ja que eles sao fatores determinantes para que tenhamos de ler esse tipo de literatura antes de passar a experiência para os pequeninos.

    Raissa Nantes

    ResponderExcluir
  15. Oie tudo bem Cath? Adoro suas indicações, mesmo não sendo fã de livros infantis. Leio bem de vez em quando.

    ResponderExcluir
  16. Oioi! Tudo bem?
    Não sou mto de ler livros infantis, mas acho fofo!!
    Como nao convivo com nenhuma criança, acaba que esses livros eu nao pego.
    Mas adorei a dica e vou indicar pra uma amiga.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  17. Boas dicas! São esses livros que conquistarão novos leitores e apaixonados por literatura. Dicas importantes, se eu tivesse filhos esses livros seriam a leitura pra eles.

    ResponderExcluir
  18. Oie!
    Eu adorei essa dica! Sempre fico sem saber qual livro indicar para os pequenos, pois conheço poucos títulos. Essa postagem ficou ótima!"
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia nenhum deles e como mamãe adoraria ler todos eles para os meus dois pequenos. Arrasou no post.

    bjs

    ResponderExcluir
  20. Olá! Muito obrigada pelas dicas! Tenho uma filhota e desde agora incentivo o hábito de ler, tenho alguns livrinhos aqui em casa e sempre estou a procura de novos para ela, beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Adoro livros infantis, mas confesso que atualmente não é algo que eu pararia para pesquisar e comprar.
    Mas ainda sim obrigado pelas dicas.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá.
    Não conheço nenhum desses livros, mas já anotei alguns aqui, pois estou com meu baby e espero que ele seja leitor, e pela felicidade que ele fica olhando para meus livros da estante com apenas um mês, acho sim que vai seguir o exemplo da mãe. Fiquei interessada no livro O incrivel menino devorador de livros e Um lar para o pequeno Tipps.
    Amei o post. Ansiosa para ver as ilustrações também.

    ResponderExcluir
  23. Oi linda,

    Muito boa essa ideia de postagens mostrando indicações de livros infantis e outros gêneros, porque apresenta novidades e até autores que passam despercebidos nesse mar de livros "modas".

    Sou apaixonada por livros infantis desde pequena e sempre estou lendo um ou dois por mês e anotei todas as dicas de seu post.

    Beijos e aguardo por mais!

    ResponderExcluir
  24. oi

    indicações de infantis são sempre muito bem vindas na minha vida de professora! é sempre bom encontrar novidades que atraiam os pequenos, o que não é uma missão fácil.

    adorei as dicas

    bjs

    ResponderExcluir
  25. gentem que fofura esse tipps <3 querooo

    ResponderExcluir
  26. Oi Cath, adoro esse tipo de postagem...quase ninguém se lembra de falar sobre livros infantis. Acho eles super importantes, pois é nessa época que surgem os futuros leitores.

    Adorei as indicações.

    Abraços

    ResponderExcluir
  27. Own, que fofo o Tipps! Amo gatos e acho que ia adorar essa leitura. Também me interessei bastante pelo Encolhe, tempo. Ótimas dicas.

    Beijo.

    Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  28. Olá Cath, tudo bem?

    Adorei sua seleção de livros infantis. É bom para pessoas que já tem crianças ter opções de leitura para seus pequenos. Anotei sua seleção aqui para passar as indicações.

    Bjus,

    Gabriel Albuquerque

    ResponderExcluir
  29. Oi Catharina...
    Acho muito fofo os livros infantis. Adoro essa sua seção, pois sempre pego algumas dicas para presentear meu afilhado.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  30. Oi.

    Eu até leio livro infantis, não são muito, mas um ou outro eu gosto de ler. Esses eu ainda não conhecia, achei bem legal. Assim que estiver em um momento de leituras mais leves, com certeza irei procurá-los para ler.

    Beijos.

    ResponderExcluir

© REALITY OF BOOKS - 2012. Todos os direitos reservados.
Por: SHAIRA FOTO E DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo