Reality Of Books: Resenha: Mulheres que Não Sabem Chorar - Lilian Farias

Resenha: Mulheres que Não Sabem Chorar - Lilian Farias

Sinopse: A vida de Marisa é regida pelo controle. Seja à frente do seu trabalho ou da vida dos filhos, ela é racional, mantendo-se sempre fria, um ser à parte das banalidades, cuja única preocupação é ser um exemplo. Olga é sua antítese. Sentimentos à flor da pele, dor flagelando a carne, pensamentos embaçados pelo esquecimento proporcionado pelo álcool. Sozinha, preocupa-se em apenas ser, em um mundo cercado por fatos que não reconhece mais como seus. Enquanto isso, Ana e Verônica esbarram com o acaso. Duas senhoras solitárias, vizinhas e antagônicas. Será que um dia alguém acharia que poderiam viver em paz? Mais ainda, será que poderiam se apaixonar? Duas jovens livres e independentes. O que as impede de ficar juntas? Mulheres que não sabem chorar é mais que uma história de amor entre iguais. Junto a estas personagens tão humanas, o leitor vê-se despido dos preconceitos, pudores e medos. Ora crua, ora poética, a trama nos obriga a enfrentar o espelho e se ver como nunca imaginou antes. Pois ao mergulhar neste romance, o que fará você pensar não é a forma como vê o amor, mas sim a forma com que ele se volta em sua direção. Esteja preparado.
*Livro cedido em parceria com a autora Lilian Farias para divulgação. 

Mulheres que Não Sabem Chorar nos apresenta a história de duas mulheres homossexuais que conseguem nos cativar rapidamente pela história de vida de ambas. Olga, uma mulher na faixa dos cinquenta, é dependente química e há pouco tempo perdeu sua filha para a morte, assim, não vê mais sentido em viver já que até seu marido a abandonou. A única felicidade que tinha era sua filha, quando ela partiu, Olga não via mais sentido em nada.

Marisa é uma mulher viúva e independente, também na faixa dos 50 anos, é viciada em cigarros e sempre julgou Olga que é sua vizinha, mas isso muda quando se depara com Olga sendo violentada na rua e corre para ajudá-la, a partir dai, cria-se uma atração física e emocional entre as duas muito difícil de ignorar.

Quando me deparei com esse livro, o quis ler na hora, tanto pelo título muito sugestivo e interessante quanto pela edição e enredo que me atraíram na hora. Esperava um romance um pouco mais forte, porém, a autora conseguiu me surpreender de uma forma muito inesperada ao retratar uma história realista que nos dá inúmeros tapas na cara e faz muitas críticas a sociedade que vivemos, apresentando relatos baseados em fatos reais que foi extremamente difícil de digerir, pois ao imaginar que tudo aquilo era real, lágrimas me caiam ao ler as páginas.

Lilian nos faz refletir desde a primeira página até a última. Quem espera um romance típico e água com açúcar corra desse livro, pois não é isso que irá encontrar, agora se espera uma leitura diferente, difícil e crítica, você com certeza irá adorar a leitura assim como eu adorei e não vejo a hora de poder ler outras obra da autora.

Já conhecia mais ou menos o trabalho de Lilian pelo blog que acompanho: Poesia na Alma, mas ela conseguiu me surpreender com a narrativa tão diferenciada e bem trabalhada, de fato, virei fã de seu trabalho por abordar temas que ainda são tabus e que precisam sim ser debatidos. São relatos que ao ler não acreditamos que certas coisas eram possíveis de acontecer, então foi algo que me fez abrir ainda mais os olhos, fez com que eu quisesse me unir com todas as mulheres do mundo para podermos nos ajudar e lutar por tudo aquilo que ainda não conquistamos.

Eu poderia ficar horas falando como o livro me comoveu e como Lilian abordou tudo de forma marcante, tanto a homossexualidade, violência doméstica, alcoolismo, morte e etc, e principalmente a originalidade de abordar temas tão tabus contando histórias de mulheres já depois da meia idade, algo que é pouco presente na literatura.

Parabéns a Lilian pela obra maravilhosa que eu espero que todos tenham oportunidade de ler, principalmente aqueles que dizem: "o machismo não existe" "o feminismo é vitimismo", quem pensa assim, queridos, leiam esse livro.

33 comentários:

  1. Olá,

    Não conhecia o livro e nem a autora mas fiquei muito curiosa pela história. Pela sua resenha realmente parece se tratar de um livro forte, que aborda temas polêmicos e muito presentes no nosso dia a dia. Por incrível que pareça não esperaria mesmo um romance água com açúcar desse livro, pelo contrário, estou preparada para me surpreender com um baque de realidade. Espero poder ler esse livro em breve e ah que capa linda em?

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ai eu já vi tanta resenha desse livro,e c ada vez mais me da curiosidade de ler ele, acho que não tem jeito terei que adiantar leitura, ótima resenha, parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Tenho notado muitas pessoas que compraram o livro dela e com certeza é um livro que nos faz pensar bastante. O tema abordado precisa ser mais explorado e que bom que ela escreveu algo sobre homosexxualidade aos 50, achei incrivel.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Catharina!
    Achei a capa desse livro linda! A estória parece ser ótima ainda mais se tratando de mulheres mais velhas e, além do mais, homossexuais. Adorei! Parabéns a autora e sua resenha está ótima! Adorei o seu blog e já estou seguindo *-* Adoraria receber uma visita sua no meu e ficaria muito feliz se seguisse também. Valeria muito para mim :)
    Beijos, Garota Vermelha
    http://www.livrosdagarotavermelha.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá,tudo bem?
    Esse parece aquele livro que tira qualquer um da sua zona de conforto e nos fazer imaginar o que estamos fazendo. Realmente fiquei interessada. Parece que ele toca em feridas que toda a sociedade tenta esconder! Parabéns pela resenha !
    Beijos, Jaque.

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem? O livro aparenta ser ótimo e gostei da sua resenha, não conhecia a obra, mas sem a menor dúvida vou pesquisar mais sobre ela.

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Nossa já me apaixonei pela capa. Também gostei muito da premissa, ando me surpreendendo com livros dramaticos todos que eu li ano passado e esse ano eu gostei demais então vou colocar esse na lista.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Conheço a Lilian do blog e adoro como ela escreve lá. Ainda não tive o prazer de ler esse livro, mas com certeza vou amar! Adoro livros que me fazem refletir sobre temas fortes.

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Eu também gostei muuito desse livro ♥ Foi o meu primeiro contato com a escrita da autora, e um dos primeiros livros com temática LGBT que eu li também, então foi meio que novidade para mim. Gostei muito da forma como a autora apresentou e desenvolveu as personagens.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  10. Desde que li sobre este livro a primeira vez, achei a temática dele interessantíssima. Apesar de não ter tido a oportunidade de o ler ainda, sei que a história é bela, reflexiva e nos modifica. Adoro livros assim... Espero que minha oportunidade chegue logo, pois sei que estou perdendo um livro magnífico!

    ResponderExcluir
  11. Oi Cath, tô doida pra ler esse livro, só ouço elogios sobre a escrita da Lilian!

    ResponderExcluir
  12. Oi Cath, eu eu adorei sua resenha. Estou louca para ler o livro da Lilian (já era fã dela antes do lançamento) e sabia com toda a certeza que ela traria um livro diferente com crítica e reflexão.
    Beijos
    Daniela Correa
    Http://danielacorrea2011.WordPress.com

    ResponderExcluir
  13. esse livro é muito impactante mesmo... quando li, fiquei uns dias numa bad terrível, sabe? como se a leitura fosse um soco no estômago. Bem escrito, com uma crítica social crua e importante... sem contar que o romance das personagens foi bem explorado. Fico feliz que vc tenha gostado ^^
    bjs...

    ResponderExcluir
  14. Olá linda,
    Lilian é um amor e um arraso total haha.
    Ela sabe tratar de forma visceral temas que são aqueles que todos nós adoramos fingir que não existem, mas estão saltando na nossa frente para ser debatidos e difundidos de forma normal e sem tabus.
    A originalidade da escrita da autora que me assombra, porque ela consegue trazer veracidade e delicadeza para suas narrativas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Já ouvi falar do livro, e realmente parece ser bem emocionante, e ao mesmo tempo denso por tratar de assuntos pesados, mas que precisam ser discutidos.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  16. oi ^^
    já ouvi muita gente falando super bem desse livro e cada vez fico mais instigada pela leitura. inclusive tenho ele no kindle, mas ainda não tive tempo de ler.
    de qualquer forma gostei muito da sua opinião. Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  17. Eu recentemente li "O Céu é logo ali" e fiquei apaixonado pela escrita da Lilian. Tô muito ansioso pra ler esse livro. Sua resenha tá ótima, parabéns!
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi. eu por aqui. Obrigada pela resenhe e por abrir um espaço em seu blog para minha escrita, estou encantada com sua resenha, linda. <3

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Já tinha ouvido falar do livro, mas não tinha me interessado, entretanto, a temática que ele aborda parece ser realmente forte!
    Abraços,

    www.entrelinhaseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oiii
    O livro parece ótimo! Gosto quando a leitura trata problemas atuais!
    Bjus

    ResponderExcluir
  21. O livro me pareceu interessantíssimo. Não li nada que a Lilian escreveu ainda - só o blog haha.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  22. Também super admiro o trabalho da Lilian, e cada vez que leio uma resenha de seu livro fico com mais vontade de lê-los...
    Beijos

    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá, tenho acompanhado diversas resenhas sobre essa obra e ficada cada vez curiosa pra ler. Adorei sua resenha, parabéns!

    Abraços

    ResponderExcluir
  24. Oi

    pode ser que eu pareça contraditória, já que todo mundo está falando bem desse livro, mas sabe que eu não tenho vontade de ler? Sei lá....o tema não me inspira a vontade não....

    porém... sua resenha está ótima, como sempre aliás!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  25. Ah, é isso o que acontece com a Olga e que faz a Marisa mudar de atitude... já li várias resenhas desse livro, mas ninguém tinha contado. Realmente não é comum vermos protagonistas dessa idade, mas mesmo que você tenha gostado tanto não fiquei com vontade de ler, não é muito meu tipo de leitura.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  26. Vi alguns blogs divulgando esse livro mais ainda não tinha parado para ler nenhuma resenha, é importante livros abordarem temas que ainda são tabus e que precisam ser debatidos. Fiquei interessada pela historia.

    ResponderExcluir
  27. Olá Catharina!!!
    Nossa mulher que livro incrível e maravilhoso :O
    Realmente ainda a homossexualidade é vista ainda como tabu e muita gente tem preconceito. Acho que as pessoas realmente tem que abrir suas mentes e ver que as coisas mudaram.
    O livro é super interessante, traz um assunto em alta e que vale muito a pena ser conhecido.
    Parabéns pela resenha e até uma próxima o/

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Outra coisa que esqueci de comentar também achei a capa bastante atrativa e o título desperta a curiosidade :)

      Excluir
  28. Olá. Me apaixonei pela escrita de Lilian em "o céu é logo ali". E aguardo ansiosa para poder ler esse título, que parece ser tão profundo quanto o outro. Muitos temas polêmicos reunidos, como a homossexualidade, o acoolismo e as personagens pouco presentes nos livros, de meia-idade. Vou ler com certeza. Essa autora é mais um talento de nossa literatura.
    Beijos.
    Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Olá. Me apaixonei pela escrita de Lilian em "o céu é logo ali". E aguardo ansiosa para poder ler esse título, que parece ser tão profundo quanto o outro. Muitos temas polêmicos reunidos, como a homossexualidade, o acoolismo e as personagens pouco presentes nos livros, de meia-idade. Vou ler com certeza. Essa autora é mais um talento de nossa literatura.
    Beijos.
    Karla Samira
    www.pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Eu li esse livro recentemente e fiquei simplesmente encantada com a beleza da narrativa. A autora possui um escrita suave e ao mesmo tempo intensa. Adorei mesmo! Ótima resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  31. Oie!!
    Menina desde que vi uma divulgação desse livro estou maluca para lê-lo, assim como você também conhecia a Lilian pelo blog, e sempre esperei uma história impar vindo dela. Espero ter a chance de lê-lo muito em breve ;)
    bjs

    ResponderExcluir
  32. Eu também recebi os livros da lilie, e minha empolgação foi grande porque convivo com ela, sei a sensibilidade que ela tem como pessoa.

    ResponderExcluir

© REALITY OF BOOKS - 2012. Todos os direitos reservados.
Por: SHAIRA FOTO E DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo