Reality Of Books: Resenha: 2001 Uma Odisseia no Espaço - Arthur C. Clarke

Resenha: 2001 Uma Odisseia no Espaço - Arthur C. Clarke

Sinopse: No alvorecer da humanidade, a fome e os predadores já ameaçavam de extinção a incipiente espécie humana. Até que a chegada de um objeto impossível, além da compreensão das mentes limitadas do homem pré-histórico, prenunciasse o caminho da evolução. Milhões de anos depois, a descoberta de um enigmático monolito soterrado na Lua deixa os cientistas perplexos. Para investigar esse mistério, a Terra envia para o espaço uma nave tripulada por uma equipe altamente treinada, assistida por um computador autoconsciente. Do passado distante ao ano de 2001, da África a Júpiter, dos homens-macacos à inteligência artificial HAL 9000, penetre a visão de um futuro que poderia ter sido, uma sofisticada alegoria sobre a história do mundo idealizada pela mente brilhante de Arthur C. Clarke e imortalizada nas telas do cinema por Stanley Kubrick.
*Livro cedido em parceria com a Editora Aleph para divulgação. 


2001 – Uma Odisseia no Espaço, é para mim um enorme marco na ficção cientifica e no modo de se fazer filmes, tendo sida idealizada pela mente brilhante de Arthur C. Clarke e imortalizada nas telas do cinema por Stanley Kubrick como um dos melhores filmes sobre ficção cientifica e um dos maiores clássicos da indústria cinematográfica.  

O livro é dividido em seis partes, fora seus contos extras e dedicatórias em uma edição especial para o Brasil. Ele se inicia em um ambiente muito hostil e primitivo, onde os seres humanos como conhecemos hoje em dia ainda não existem, e a terra ainda é “governada” pelos nossos antepassados, os “homens-macacos”, uma espécie totalmente primitiva e sem o mínimo de raciocínio logico, sendo, assim,  vítima de inúmeros ataques de predadores naturais, outros de sua espécie  e até mesmo do próprio meio em que vive e suas condições primitivas. Porem, tudo isso acaba mudando após a chegada de um misterioso monólito, que surge em vários pontos da Terra. Um deles passa a comandar, por meio de um “controle mental” um do grupo desses homens-macacos, e por meio de comandos, ele começa a desenvolver, pouco a pouco, uma racionalidade, mesmo que ainda bem fraca e primitiva, e seguindo esse líder (chamado no livro de “aquele-que-vigia-a-alua”) o grupo começa a desenvolver técnicas de sobrevivência, desde como utilizar objetos como armas de caça até mesmo como se defender de predadores, dos quais eram mortos constantemente.


Em sua segunda parte, o livro da um salto temporal para, o então, ano de 2001, onde um pesquisador recebe a missão de ir até a lua, para resolver um problema que havia surgido. É nessa parte que é nos apresentado o motivo de toda a odisseia que ocorrerá a partir da terceira parte. A odisseia pelo espaço consiste numa viagem pelo espaço em busca de respostas para alguns questionamentos levantados pelo mistério lunar, e perguntas que assombram a humanidade até os dias atuais.

2001 foi um filme que me fascinava muito quando eu era pequeno, e poder ler ele, em uma edição com partes inéditas me fez ter novamente o fascínio que eu sentia quando mais novo. Ele não é somente dedicado àqueles que gostam de ficção cientifica, mas à qualquer um que busca uma leitura para distração e que desperte curiosidade em sua mente. Isso porque a história além de proporcionar aventuras que me fizeram viajar para locais totalmente inimagináveis, trata de questões existenciais de tamanha importância, principalmente ao abordar a possibilidade de vida fora da Terra. Isso é algo que indaga a curiosidade de muitos, existem milhões de teorias sobre esse tema, e o livro lhe apresenta uma resposta que, não importa qual seja sua opinião sobre o assunto, garanto que irá lhe agradar.


A escrita é bem leve, que torna a leitura viciante, porém sempre há um ponto fraco, pois por se tratar de ficção científica e de uma viagem (odisseia) no espaço, há alguns termos técnicos da física e da astronomia, mas nada que vá atrapalhar seu entendimento do livro ou tornar sua leitura tediosa, já que o autor sabe explicar muito bem tudo o que expõe, de maneira que se torna fácil a compreensão do livro.

Além do questionamento sobre a vida e o universo, que está presente sobretudo nos momentos finais da história - onde, ocorre o clímax do livro -, há algumas críticas incitadas pelo autor. Uma delas é direcionada ao sistema técnico e informacional da época, comandado, sobretudo por uma empresa de informática e tecnologia, a IBM, uma das mais respeitadas empresas de computadores. A nave espacial da odisseia, chamada de Discovery, é comandada por uma inteligência artificial chamada de HAL 9000, um super computador programado para não ter nenhuma falhas. Mas após alguns eventos começarem a comprometer o funcionamento do computador, se inicia um questionamento: “Será que o sistema é realmente eficaz e inteiramente funcional?”


Recomendo o livro para qualquer um que queira experimentar uma nova aventura, porém se acha que o livro pode não lhe agradar muito, você tem a opção de experimentar primeiro o filme e ver se a historia lhe agrada, já que esse é um dos raros casos em que o livro foi adaptado filme, e não o inverso. Além, é claro, de que o próprio autor, Clarke, participou do processo de criação do roteiro junto de Stanley Kubrick. Por isso, muitos fãs, dizem (inclusive eu) que ambas as histórias são bem fieis, apesar das divergências que sempre existirão na questão filme x livro.

18 comentários:

  1. Olá,

    O livro realmente parece carregar uma premissa interessante, mas não me interessei tanto pois parece ser uma leitura mais pesada e no momento a lista está tão grande, que livros mais demorados eu estou abdicando um pouco. No entanto, não deixa de ser um livro com uma premissa bem construída e intrigante, espero ler futuramente. Fico feliz que você tenha gostado tanto da obra.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda pretendo pegar esse livro com a Aleph pra ler, a história me instiga bastante, mas eu preciso de estar na vibe haha. Nunca vi o filme, quero ler o livro primeiro.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, como vai? Eu nunca ouvi falar desse livro, e infelizmente a capa nem me chama atenção. Não sou muito ligada em ficção, sabe? Mas é interessante a premissa porque ela nos envolve em uma "explicação" para a evolução dos homens e faz criarmos hipóteses sobre como as coisas realmente são. É uma ótima opção para quem gosta do gênero.
    Um beijo!
    http://oreinoencantadodeumaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Larry tudo bem, infelizmente esse livro no momento não me atraiu. Mas tenho amigos que são fascinados por livros de ficção cientifica, e vai ser uma dica valiosa para leitura. Sua resenha está ótima. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oiii Larry, tudo bem?
    Realmente me apaixonei por este livro, quando eu era pequena ficava sempre me questionando da existência de um outro mundo e como se iniciou o universo.Com toda certeza leria.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oioi! Tudo bem?
    Nossa, acredita que nunca tinha ouvido falar desse livro ate uma amiga comprar o 2001 Uma Odisseia no Espaço.
    Ele é todo trabalho e com as bordas negras ne? Achei maravilhoso.
    Primeira resenha que leio e nossa, fiquei bem curiosa com tudo.
    Amei saber que a escrita é bem leve, que torna a leitura viciante, pq pelo tema achei q era algo mais dificil.
    Vou tentar ler o quanto antes.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  7. Oiii
    Estou com esse livro há muito tempo na estante. Não sei porque ainda não li.
    Tenho certeza que vou gostar muito. Estou começando a ler mais sobre ficção científica e estou adorando!
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bem? Vou ser sincera e dizer que o livro não faz muito meu estilo, mas adorei a sua dica pra ver o filme, com certeza vou ver e decidir se leio mesmo ou não kkkk

    ResponderExcluir
  9. Não lembro se já vi o filme. Mas eu adoro o gênero e saber que mesmo com alguns termos mais específicos, a leitura é leve me anima, porque em livros com premissa assim é normal. Adorei a resenha;
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá Larry, eu assisti o filme ano passado em um aula de audiovisual na faculdade, quando ainda cursava jornalismo, e achei o enredo dele bem bacana e sem duvida tenho bastante curiosidade para ler o livro *-* Sua resenha ficou bem legal *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  11. opa ^^ eu gosto de livro de sci-fi, mas não leio tantos quanto eu gostaria. já conhecia por alto a história desse título, mas ainda não li sobre.
    gostei bastante da sua opinião. Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bem? Faz bastante tempo que vi sobre o filme, acredito que seja bem antigo, no entanto nunca assisti. Nunca tive o costume de assistir muito ficção científica, mas sempre podemos dar uma chance não é mesmo? Com o livro deve ser da mesma forma. Gostei da sua resenha, muito bem escrita. Beijos, Érika ^^

    ResponderExcluir
  13. Olá, confesso que nunca assisti o filme e também não cheguei a ler a obra, mas tenho bastante curiosidade.

    Mesmo eu não sendo muito fã de ficção científica pretendo ler um dia.

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Laryy, eu só vi o filme. Mas tenho muita vontade de ler o livro. E pelo o que você pontou, vou adorar também. Bom, é um clássico quando se trata de ficção científica. E Arthur C. Clarke é uma referência no gênero.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Larry, esse é justamente o livro que estou lendo agora. Acabei de terminar a parte dos homens macacos (inclusive to com saudade deles já). Estou amando!

    ResponderExcluir
  16. eu sou bem curiosa pra ler esse livro tem um tempo, meu receio é a escrita que disseram ser meio dificil

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    A história parece ser boa, mas não faz muito meu estilo, parece ser aquela história que pra mim vai se tornar pesada e maçante. Então eu passo a sua dica. Mas quem sabe um dia eu venha a ler.

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem?
    De início achei que o livro ia ser bem tedioso mesmo como você disse, mas como você mesmo alegou que o autor fez com que a leitura fosse bem leve, confio em você.
    Gostei muito da sua resenha!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir

© REALITY OF BOOKS - 2012. Todos os direitos reservados.
Por: SHAIRA FOTO E DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo