Reality Of Books: Resenha: Alien - Alan Dean Foster

Resenha: Alien - Alan Dean Foster

Sinopse: A tripulação da nave Nostromo é despertada antes do tempo de seu sono criogênico. Misteriosos sinais vindos dos confins do espaço são recebidos pelo computador de bordo, e a equipe é acionada para investigar um planeta desconhecido. Um tripulante é atacado por uma forma de vida estranha, e esse pode ser o início de uma história pior que os mais terríveis pesadelos da humanidade.
*Livro cedido em parceria com a Editora Aleph para divulgação. 












Alien é a adaptação para livro do consagrado filme de terror dirigido por  Ridley Scott e escrito por Dan O'Bannon em 1979, Alien chega em sua primeira versão para livros, adaptado por Alan Dean Foster, o livro promete trazer as mesmas emoções que o clássico filme de terror e fazendo muitos fãs antigos dos filmes de terror terem uma sensação de nostalgia, além também de alcançar um novo publico que não esta familiarizado com um dos maiores clássicos de terror.

Alien, protagonizado pela icônica Ripley, conta a historia da tripulação de “Nostradamus” que se encontra em uma viagem de volta a terra, após uma árdua missão, sua equipe formada por 7 tripulantes da nave rebocadora acorda de seu sono criogênico antes do tempo previsto por uma alerta de aviso dos computadores da nave conhecida como "mãe". Após irem investigar o que parecia ser um chamado de socorro, um dos integrantes, descuidado, acaba sendo atacado na nave hostil por alguma “coisa” desconhecida até então pelos tripulantes, assim inicia a trama principal do livro, quando ao retornarem a nave o tripulante atacado começa a passar mal, tendo que ser operado, nessa hora os problemas começam a surgirem, ao perceberem que há um 8º passageiro inesperado.
A leitura teve um inicio bem lento na minha opinião, com uma camada muito grande de varias explicações técnicas que vão se tornar bem dispensáveis ao decorrer do livro, porem logo após o primeiro acontecimento importante do livro, ele desenvolve uma leitura mais dinâmica porem ainda lenta, o que causa constantemente um ar bem grande de terror levando o leitor a olhar para os lados sempre que a trama começa se tornar mais densa a sentir aquela leve sensação de perigo, a cada pagina virada ou ação da personagem, o ar de suspense se torna bem mas denso principalmente se estiver lendo ele em seu quarto.
O livro tem uma narrativa em primeira pessoa e ela pode de inicio até ter uma narrativa mais travada que outros livros do gênero, dando de inicio um leve cansaço no leitor e parecendo as vezes que a historia não se movimenta e esta travada na mesma cena há varias paginas, porem isso é apenas um elemento do livro para causar o suspense que lhe aguarda no futuro, já que noutrora ela se torna bem mais fluida e dando a sensação de que a historia esta entorno de você e que você esta em um perigo tão grande quanto os personagens.
Uma das poucas coisas que me incomodou no livro, foi que não gostei muito de como foi feita a separação dos capítulos, certas vezes elas acontecem em meio a algo importante e isso pode dificultar um pouco a leitura, pois algumas partes acabam sendo iniciadas no meio da pagina sem ao menos trocar para o próximo capitulo e outras vezes cortando um ato ao meio para se terminar o capitulo. Apesar desse pequeno detalhe, isso não atrapalha muito no fluxo da historia para aqueles leitores que simplesmente não conseguem ler apenas um capitulo antes de dormir, essa divisão até pode aumentar sua vontade de se ler o livro, fazendo com que ele termine de maneira mais rápida.
Recomendo o livro Alien á todos aqueles que gostam de uma historia com um leve tom de terror e suspense, para aqueles que estão acostumados com livros com um suspense mais forte, como é o caso dos livros de Stephen King, não vão se sentir muito afligidos por esse livro, mesmo assim indico ele e principalmente aos fãs dos filmes da saga Alien, que assim como eu, sei que estarão aguardando ansiosamente a continuidade do livro.

34 comentários:

  1. Olá minha linda,

    Adoro os livros da Editora Aleph, mas esse vou deixar passar porque não gosto do filme Alien e quase certeza que não vou curtir o livro.

    Beijocas,
    http://poesiaqueencantavida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. eu tenho essa edição, mas li a primeira vez numa edição da Abril que peguei emprestada de um amigo...desde pequena sou apaixonada pelos filmes e quando vi que tinha a obra escrita, corri atrás... aí a linda da Aleph publica e claro que eu tinha que garantir meu exemplar... achei apenas o primeiro capítulo um pouco arrastado, mas a partir do segundo, a história engrenou...

    [queria um alien de estimação hahhhahaha]

    ResponderExcluir
  3. Oi!

    Não curto o gênero terror e aliens (esses seres me apavoram rsrs) menos ainda então provavelmente não leria esse livro, mas a sua resenha ficou ótima! Parece ser um ótimo livro para quem curte o estilo.

    ResponderExcluir
  4. Oie, já sabia que existia obra escrita, mas te confesso que não me atrai nenhum pouco e olha que gosto de King, acho eles bem intenso.
    Mas no restante Aline não é pra mim não.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  5. Ola tudo bem???

    COMO ASSIM EXISTE ESSE LIVRO!!!!!
    Não fazia ideia dessa obra, já quero pra ontem. Adoro o filme, é um clássico do cinema, editora Aleph mandando super bem.

    Bjos

    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Larry
    Sou louca para ler esse livro, não porque goste de terror, mas porque adoro um bom suspense. Ouvi falar isso mesmo, que o livro não é tao assustador e mais levado para o mistério/suspense. Com isso, só aumenta minha curiosidade.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Pera. O livro é uma adaptação do filme isso? Nossa para mim é novidade essa inversão. O livro em si como o filme não chamam minha atenção. Nunca curti a história e abandonei o filme no meio...
    Fica para uma próxima dica.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  8. Olá Larry, eu adoro o filme e quando fiquei sabendo desse lançamento a ansiedade tomou conta geral. Quero muito ler!
    Estamos acostumados com os livros sendo adaptados para filmes que muita gente estranha quando ocorre o inverso. Para aqueles que curtem as obras da DarkSide isso nem é tanta novidade assim. Eu figo empolgada pois na maioria das vezes esse tipo de adaptação é maravilhosa, pois ao ler a obra a cena do que ocorre no filme passa claramente diante dos seus olhos. Isso ocorreu quando li 'Os Goonies', impossível não ficar idêntico!

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Resenha muito bem escrita! Mas não curto muito Alien!Talvez no futuro eu dê uma chance a ele.
    Beijo
    Jana

    ResponderExcluir
  10. Eu lembro do filme, fez parte de minha infância, dia desses, estava assistindo ele e rindo pacas. Compraria o livro pela carga emocional que o filme teve em minha vida, acho a história e o enredo válidos.

    ResponderExcluir
  11. Oii
    Ai que vontade que me deu de ler este livro, fiquei chateada em relação dos capítulos, já li livros assim e dificultou bastante.
    Ainda irei manter o livro na lista.
    Beijão

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que gostei bastante da resenha, nunca tinha lido nada sobre esse livro ainda, mas não é uma leitura que eu faria :/

    beijos :*

    ResponderExcluir
  13. Olá, gostei da resenha, é um livro que não tenho tanta vontade de ler por não ser de um gênero que goste muito, mas a premissa é interessante.

    ResponderExcluir
  14. Esse é o tipo de livro que evito, já vi o filme de Ridley Scott e também não gosto. Tenho nojo das cenas e quem realmente gosta de filmes assim é meu marido, daria esse livro para ele. Tendo absoluta certeza que ele amaria!Bjs e boa leituras!

    ResponderExcluir
  15. Oiii!

    Nunca ouvi falar desse livro e só pela capa já tenho vontade de sair correndo klkkk Sou muuito fraca para tudo que é de terror, até mesmo suspense que dá susto. Não faz, de jeito nenhum, o meu estilo literário. Flores no Outono

    ResponderExcluir
  16. Larry, não sou muito de ler livros com tom de terror ou suspense.
    Sou mega medrosa e pelo que você falou sei que não iria curtir a história.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  17. Olá! Adorei sua resenha e apesar de gostar do gênero "Terror",teve algo em "Alien" que não me apeteceu. Quem sabe em outro momento eu mude de ideia,mas de qualquer forma foi bom saber mais sobre,já que nunca assisti o filme.
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Nem sabia que existia o livro!!
    Assisti todos os filmes da série e adorei demais. Sinto falta desse monstrinho feioso e gosmento. ^^
    Adorei saber dessa tiragem, parabéns pela resenha!
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  19. Morro de vontade de ler esse livro, sou fascinada por tudo que virou adaptação cinematográfica e leio basicamente todos. Está nas minha próximas leituras e espero amar! Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  20. Uou! Num sabia que havia sido adaptado! Que incrível! :D Ah, vontade de ler! *o* Muita, viu? As capas da Aleph sempre arrasam e chamam atenção. Ai meu coração... Hm, eu tambem me incomodo da separacao de capitulos em certas obras e fiquei curiosa sobre como é nesta. ^^"
    Beijao, Min

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Que premissa tensa! Fiquei com medo da capa, não leria só por isso. Mas curti sim a premissa, esse livro é ótimo para tirar da zona de conforto.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Hello!

    Aqui o movimento foi ao contrario, o filme que virou livro.
    Confesso que nao sou mto fã dessa franquia, acho legazin, mas nada que me faça ver o filme no cinema ou comprar o livro.
    Adoro um suspense, mas terror eu evito mtoooo, pq depois pra dormir eu fico tensa, igual criança mesmo, hehe.
    Sera que esses inicios de capitulos nao foi erro de diagramação?
    Dessa vez eu passo a dica.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  23. Oii, eu sou meio estranho, gosto de tudo de terror, menos filme uheue. Amo coisas de ET, Alien, essas coisas, acho que seria uma leitura beem interessante.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olaaaaa!! Olha vejo este livro em váaarios blogs, mas sabe, ele não me agrada, a premissa é atraente, mas acho que falta algo, não sei haha, tenho essas frecurinhas básicas, sabe?!

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond |Fan Page

    ResponderExcluir
  25. Hey,
    A premissa dessa história, seja como livro ou como filme,não chama muito a minha atenção, além do fato que livros que tem uma explicação técnica muito longa acabam me irritando, ainda mais se for para descobrir com o desenvolvimento que não havia uma necessidade tão assim disso, sabe... Deixo passar.
    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  26. AAAAAAH, EU AMO O FILME <3 <3
    Já li algumas resenhas do livro e quero MUITO ler ele!
    Já até joguei um jogo baseado no filme HAHAHAHA
    Um beijo!!!

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?
    Terror e suspense, não são meu estilo. Principalmente porque não confio na minha mente para estas coisas, a noite então kkk
    Gostei muito da sua resenha, muito bem detalhada nas partes que você gostou e não do livro.
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  28. Oi Larry,
    Gostei muito da sua resenha, mas infelizmente não é o tipo de livro que eu curto ler :/
    Tenho um sério problema com o tema para falar a verdade.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  29. Olá, tudo bem?
    Eu já sou uma medrosa de carteirinha (MUITO!) se o livro for lento, então, nunca que vou conseguir ler, hehe. Esse livro parece ser super interessante, mas, infelizmente, não é pra mim :S
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  30. Oie, tudo bem? Larry, adorei sua resenha. Completíssima e bem escrita. Enfim, adorei a premissa do livro, mas não sei se eu vou ler tão já, tenho bastante livros na lista de prioridades. Gostei da sua sinceridade, é ótimo ver resenhas assim onde há pontos negativos E positivos ressaltados.

    ResponderExcluir
  31. Ei Larry,
    Eu amo os filmes que deram origem ao livro.
    Só de ver o título da resenha já fiquei animada, mesmo vc falando da leitura arrastada acho que vou gostar... Sabe aquela coisa de fã? rsrs

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  32. Oi Catharina, tudo bom?
    Posso me enganar, mas nunca leria esse livro porque sou medrosa demais. Já conhecia a história por alto, mas nunca tinha lido resenhas do livro ou filme. Acho que os termos técnicos no início são importantes para a leitura, assim como você disse.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Olá,
    Acho que pela sua resenha o que me desanimou no livro foi o suspense ser pouco e o começo arrastado, são duas coisas que detesto em livros deste gênero, já que perdem mais da metade da graça.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  34. Oiee, tudo bem?

    Nossa, tô fora de qualquer tom de terror huahuahua Já não curto histórias com ETs e ficção cientifica. Se é de terror, então... ai mesmo que não é para mim, infelizmente.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir

© REALITY OF BOOKS - 2012. Todos os direitos reservados.
Por: SHAIRA FOTO E DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo