Reality Of Books: Resenha: A Parede Branca do Meu Quarto - Marina Oliveira

Resenha: A Parede Branca do Meu Quarto - Marina Oliveira

Sinopse: Após ter um vídeo postado no Youtube sobre o surto psicótico que teve durante uma prova, Mariana Vilar virou uma celebridade da internet. Infelizmente, isso não trouxe nenhuma vantagem para a vida dela: foi expulsa do colégio antigo, perdeu o contato com o melhor amigo e, agora, ainda tem que aguentar as pessoas perguntando a todo tempo se a conhecem de algum lugar. Chega a hora de cursar o terceiro ano do Ensino Médio, não vai ser fácil. Novo colégio, rodeado de pessoas diferentes. Os desafios surgem e as inquietudes aumentam. Mariana começa a perceber que as experiências e desejos que guiavam o seu comportamento antes, de repente não fazem mais sentido. Entender as mudanças que vão desde belos momentos afetivos até estranhas festas da elite brasiliense será uma questão de sobrevivência. E quanto à parede branca do título? Ah, meu caro leitor, só posso garantir que ela nunca mais será a mesma.
*Livro cedido pela autora para divulgação. 

Mariana Vilar é uma estudante do colegial, extremamente inteligente e estudiosa, ao tentar prestar uma prova de bolsa para cursar Medicina tem um surto psicótico que gravaram e colocaram no Youtube. Desde então, a menina se tornou uma celebridade na internet, vítima de zoações e piadas em todos os lugares, e isso só trouxe desvantagens a sua vida: foi expulsa de seu antigo colégio, não tem mais contato com seu melhor amigo e as pessoas a reconhecem o tempo todo.

Agora em uma nova escola, Mariana está tentando apenas passar despercebida e estudar cada vez mais para finalmente passar para a faculdade Medicina. Mas lá ela irá conhecer pessoas novas e então descobrirá que é possível enfrentar os desafios e dificuldades com pessoas legais ao seu lado.

Me deparei com esse livro na internet por acaso e o título me atrai bastante, quando vi a sinopse então, quis ler na hora. Ao começar ler, vi que não era bem aquilo que esperava, porém, foi uma leitura satisfatória e que nos faz torcer bastante para a protagonista.

Mariana é um pouco chata, demorei um pouco para me acostumar com ela mas logo estava sentindo tudo com a protagonista. É uma menina que não está tão preocupada com as pessoas ao seu redor, um tanto fria, só quer saber de estudar. Eu esperava uma história mais sombria e de recuperação, porém, é um livro para distrair e refletir um pouquinho, extremamente leve e rápido.

Narrado em primeira pessoa, somos apresentados a diversos personagens que cercam Mariana e a tentam ajudar, enxergar que a vida não se baseia somente em estudar ou faculdade, que ela pode ter seus momentos de curtição e ainda assim ser boa no que faz.

É uma história mega interessante que indico á todos os adolescentes que estão no Ensino Médio em seus momentos decisivos, é um livro que aborda o assunto constantemente e pode nos trazer várias dicas para essa época difícil á todos.

A edição do livro está muito boa, Gostei bastante da capa e o título combinou perfeitamente com a história. As letras estão no tamanho grande e os capítulos são rápidos tornando a leitura rápida também. Poucos erros de revisão;

44 comentários:

  1. OIiii,

    Nossa que empolgação pelo livro hiem? ^^
    Que bom que a experiência de ler ele foi boa, que a autora consiga muitos fãs e que eles fiquem tão animados quanto você ficou.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. esses livros de jovens no ensino médio sempre trazem tramas boas. Já ouvi falar desse livro, preciso ler.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Olha, eu achei a capa do livro linda, mas o enredo não me cativou, talvez o público alvo se interessa. Geralmente, para meus alunos do E.M. indico livros da Chimamanda.

    ResponderExcluir
  4. Oi Catharina!
    Sua resenha foi ótima mas o livro não me chamou muita atenção por não pertencer muito à minha faixa etária. Se eu ainda tivesse 17 ou 18 anos, gostaria de ler este livro! Como os "famosos da internet" estão cada vez mais comuns, nada melhor do que um livro sobre este assunto.
    Beijos

    Blog Relicário de Papel

    relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Olá :)
    Ultimamente só tenho lido elogios sobre o livro, o tema dele é interessante e pela capa eu não daria um assunto assim pra ele, amei sua resenha!
    Adorei conhecer seu cantinho e já estou seguindo!

    Beijos,
    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, faz um tempinho que ouvi falar desse livro pela primeira vez, de lá pra cá, eu tenho estado curiosa para lê-lo. Me parece ser muito interessante mesmo, gostei da sua resenha, beijos

    ResponderExcluir
  7. OI Catharina, tudo bem? Legal a sinopse do livro e fico pensando como a questão de vídeos postos no Youtube geram toda esta polêmica mesmo, já que uma crise durante uma prova não seria tão grave assim. A capa poderia ser um pouco mais focada na história, mas parece ser um bom livro.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  8. Oiee.
    As vezes gostovse ler um drama adolescente pra variar, gostei da sua resenha pelo jeito vou gostar de acompanhar o crescimento pessoal de Mariana..
    Parabéns pela resenha..
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Nossa, você gostou mesmo hein!!!

    Bom ler um livro leve assim!!!
    Parabéns pela resenha, está muito legal e faz com que a curiosidade só aumente para ler também...e fiquei curiosa com o fato de o título combinar com a história!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Eu vi esse livro em algum blog antes (não lembro o nome agora) e fiquei bastante curiosa para ler. A premissa me agrada e ainda tenho interesse na leitura após a sua resenha, mas que pena que a protagonista é um pouco chata. Porém percebi que mesmo com esse fato foi uma leitura boa. Dica anotada.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  11. Já tinha visto falar desse livro e confesso que depois da sua resenha me despertou muito o interesse pela obra.
    Parabéns! Resenha excelente!

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá! Interessante a premissa do livro.Gosto de temas assim, que nos façam refletir sobre o assunto e que passam uma mensagem legal para o leitor. Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie,

    Esse livro foi feito pra mim então, que esse ano vou começar o último ano do ensino médio, mas o que eu quero é Direito hahah, mas tenho minhas dúvidas, com a resenha percebi que o livro vai tratar da vida de Mariana de um jeito leve e que mostre como ela vai se superar depois de virar meme na internet.
    Fiquei muito curiosa com a história achei a capa super linda.


    Bjs
    Mayla

    ResponderExcluir
  14. Oi Cat!
    Uma ótima indicação para o público jovem! Gostei muito da sua resenha, mesmo não curtindo muito a protagonista, rs. Acho que vou ficar com muita raiva dela durante a leitura, rs.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Não conhecia o livro, mas gostei da premissa. Por ser sobre um tema atual e retratar uma situação que acontece com todo jovem (o vestibular e provas de bolsa), com certeza todo leitor vai se identificar! Vou pesquisar mais sobre ele e colocá-lo na minha lista!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá... não conhecia o livro, mas eu gostei do título, só que o enredo em si... não me chamou atenção.... não curto muito essa temática... parece que a história prende ao mesmo tempo que afasta o leitor... enfim... de qualquer forma, mesmo não sendo o que você esperava a leitura foi satisfatória... Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá! Gostei da premissa inicial do livro, da a entender que a história irá abordar o tema cyberbullying mas ai conforme a sua resenha acabei ficando um pouco decepcionada vendo que não é exatamente isso. De qualquer forma achei interessante o livro, ainda não conhecia. Beijos
    SIL ~ Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  18. Oii!!

    Eu achei essa capa bem curiosa e obviamente a premissa inicial do livro me agradou um pouco. Acho legal quando os autores utilizam desses temas para conquistar leitores, é sempre importante para os jovens ler livros onde possam se identificar né?

    Não leria agora, mas vale a pena deixar na lista!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Oiee, Tudo bom?
    Eu vi resenha desse livro em um blog esses dias, não conhecia também. Mas a pessoa que leu gostou do livro. Assim como você, ela demorou para se acostumar com a menina, mas no final ela achou um livro bom.
    Eu gosto de ler livros Ya, mas no gênero mais sobrenatural, não tenho muita paciência para mimimi, ainda mais adolescente! huhuhu

    =)

    Bjoks

    ResponderExcluir
  20. Oi Catharina, eu não leria esse livro, bom, talvez se não tivesse lido a resenha a sinopse me chamasse a atenção, pois o tema tratado parece ser bem interessante, mas lendo sua resenha acabei percebendo que não é o tipo de livro parar mim, principalmente por a protagonista ser como é. Mas como vc disse parece ser uma boa dica para quem vai prestar vestibular

    ResponderExcluir
  21. "Mariana é um pouco chata" nenhuma Mariana é chata! HAHAHA.
    O livro parece bom, mas eu não compraria para ler. Se ganhasse eu leria com certeza.

    ResponderExcluir
  22. Adorei a premissa, imagino que seja muito útil para os estudantes do ensino médio, afinal, não é anda fácil essa época. Sua resenha está ótima, amei!

    ResponderExcluir
  23. Eu gostei da proposta do livro e o leria agora se fosse possível. Vou até marcar no skoob.
    Hey, posso dar duas dicas?
    A primeira, seria legal se você colocasse a nota do livro. Fiquei um pouco confusa em relação as sua emoções com o livro então creio que a nota me ajudaria.
    Segunda: O numero de página do livro; Isso ajuda demais a leitores organizados. Eu não sou tão organizada, mas queria saber quantas páginas tinha ara decidir o momento bom de ler o livro entre o livros que tenho que ler... entendeu?
    bjs, bjs

    ResponderExcluir
  24. Oi flor, vi a sua resenha e vim empolgada ler porque li uma resenha bem positiva desse livro e gostei dos pontos que destacou. Ler um livro e ver que não era tudo aquilo da preguiça, personagem chata é ruim ai ao quadrado,ainda bem que depois fluiu bacana. Mas vu te confessar que me desanimei um pouco, vai ficar lá no final da lista. Parabéns pela sua sinceridade.

    bjs

    ResponderExcluir
  25. Se não fosse alguns pontos negativos do enredo, iria apostar nesta leitura, pois a história tem um tema interessante, além de falar sobre superação, mas por conta de uns detalhes, me desanimei, acredito que o enredo podia ser mais denso, para suprir o que a sinopse promete.

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  26. Fiquei interessado na leitura, é o tipo de livro para me ajudar, já que terminei o Ensino Médio a pouco tempo, adorei a dica! Leria sim!

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Faz tanto tempo que fui adolescente, que nem lembro dessas neuras (brincadeira). As neuras eram outras, mas lembro de tudo perfeitamente. O enredo não chamou minha atenção, mas como você disse, talvez pra um adolescente que esteja passando por essa fase seja bem interessante. Terei um indicação bacana pros meus alunos quando as aulas voltarem.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  28. Olá, gostei da resenha, acho esse livro interessante pelo que tenho lido sobre ele, o título é mesmo intrigante, talvez eu o leio quanto puder, gosto de histórias do tipo.

    ResponderExcluir
  29. Acho o título desse livro muito instigante. Li opiniões muito positivas sobre o livro que, assim como a sua resenha, me deixaram muito empolgada para ler. Espero, futuramente, ter alguma oportunidade de conhecer a obra.

    ResponderExcluir
  30. Oi, tudo bem?
    Sinceramente não curti muito a premissa do livro, mas achei a capa dele super lindinha!
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    Gostei muito da sinopse e da maneira que ela foi escrita. E esse título? Fiquei curioso. Vi na personagem muitas facetas pessoais e isso é muito legal para o leitor. Espero ler algum dia.
    Abraços

    ResponderExcluir
  32. Oie, tudo bem? Ainda não conhecia o livro, mas a proposta dele é bem interessante. Gosto de livros que nos fazem pensar, discutir ideias, sendo leitura leves ou não. Gostei muito da sua resenha, é um livro excelente. Beijos, Érika

    >> www.queroseralice.com.br <<

    ResponderExcluir
  33. Achei esse livro um desafio literário pra mim, foge muito do que eu costumo ler, mas ainda assim.. quero.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Oi, Cathy! Tudo bom?
    Eu gostei bastante da capa deste livro, e a premissa me chamou bastante atenção, e os seus comentários a respeito me deixaram realmente interessado a respeito. Estou acabando de entrar no Ensino Médio, e então pretende ser uma boa aposta literária! Pretendo ler brevemente, e mesmo que eu me irrite um pouco com a protagonista (rs).
    Carpe diem,
    http://www.entreutopias.com/

    ResponderExcluir
  35. Olá,
    Antes de mais nada tenho que dizer que achei a capa bem feia. A história parece ser bem no universo adolescente, já passei deste momento mas achei uma boa indicação!
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  36. Oii,

    Vi uma outra resenha desse livro e gostei bastante da história.
    E estou bem curiosa em ler. Já coloquei na minha lista.

    beijos

    ResponderExcluir
  37. Que bom que apesar de achar a Mariana um pouco chata logo estava sentindo tudo com ela. Eu curto livros com personagens que estão no ensino médio, mas normalmente só quando consigo me identificar com eles e voltar no tempo, o que não aconteceria com esse livro porque eu era o oposto da protagonista... rs... sempre fui boa aluna mas nunca abri mão das outras coisas da minha vida.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  38. Oi Catharina!
    Adorei sua resenha mas não sei se teria muito interesse para ler pois estou um pouco cansada de temáticas adolescentes. Que bom que apesar de o livro ter te "decepcionado" um pouco, a leitura foi agradável. Com certeza vou recomendar para algumas primas que estão passando por essa época, acho que elas se interessarão.
    Beijos
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  39. Oee,
    Faz um tempinho que eu estou de olho nesse livro, tento não ler muita coisa sobre porque gosto de ler o livro sem saber muito hehe.

    Étreintes!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Ei, tudo bem?
    Não leria o livro porque não me chamou atenção, mas achei muito interessante o assunto abordado nele. Com certeza seria uma ótima leitura aqueles que estão na época de prestar o vestibular, dando uma lição a eles de que precisam de uma vida além dos estudos, senão as coisas não dão certo.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  41. Oi, Catharina! Gosto da maioria dos livros que você apresenta no seu blog e também da forma como você os apresenta, sempre direta e objetiva. E esse caso não é diferente! :) Esse livro pra mim é uma grande surpresa, porque eu nunca havia ouvido falar dele. E mesmo que não tenha me interessado em lê-lo no momento (mais por questão de estar procurando leituras diferentes mesmo), senti certa simpatia por ele. Também gostei do conjunto capa-título-sinopse, assim como você... E acredito que isto seja um indício de que o trabalho foi bem feito!
    Beijo grande,
    Mona

    ResponderExcluir
  42. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, mas fiquei curiosa com os assuntos que ele aborda e confesso que gostei da protagonista, acho que talvez tenha me identificado kkkk


    Beijos :*

    ResponderExcluir
  43. Oi, tudo bem?

    Essa semana tem sido uma semana para conhecer livros novos e felizmente livros bons. Gostei muito do tema abordado e fiquei curiosa para saber como a protagonista vai superar tudo. Espero poder ler em breve.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Oi Catharina, tudo bom?
    Um livro com a cara do ensino médio e com uma premissa bem interessante. Não conhecia ainda, mas é curiosa a proposta dele.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© REALITY OF BOOKS - 2012. Todos os direitos reservados.
Por: SHAIRA FOTO E DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo