Reality Of Books: Resenha: Sombra do Paraíso - David S. Goyer com Michael Cassutt

Resenha: Sombra do Paraíso - David S. Goyer com Michael Cassutt

Sinopse: No ano de 2016, cientistas descobrem um astro de natureza desconhecida se aproximando da Terra. Batizado de Keanu, ele logo se torna o destino de uma corrida espacial em pleno século 21. A NASA e a coalizão Rússia-Índia-Brasil passam a concorrer entre si, em uma missão de descobrimento científico temperada com intrigas políticas. Em meio a conflitos pessoais e familiares, o comandante norte-americano Zack Stewart e sua tripulação enfrentam uma perturbação na já complicada rotina no espaço. Keanu é muito mais do que aparenta, e logo os cosmonautas da Destiny-7 e da Brahma veem sua importante missão se transformar em uma aventura perigosa, sem precedentes na história da humanidade. Com um enredo misterioso, envolvente e inquietante, Sombra do paraíso é o primeiro volume da saga de Keanu, escrita a quatro mãos por dois grandes nomes do cinema e da televisão. Uma obra surpreendente, rica em detalhes sobre viagens espaciais e indispensável para todos os amantes das ciências e de aventuras no espaço.
*Livro cedido pela Editora Aleph para divulgação.

O que se deve esperar de um livro escrito por David S. Goyer (roteirista de Batman: o Cavaleiro das trevas, O Homem de Aço, Blade: o caçador de vampiros e do grande jogo Call of Duty: Black Ops) junto ao Michael Cassut (autor de Missing man e Red Moon)? Vou dizer a vocês que devem só esperar o melhor dessa trilogia. Devo iniciar dizendo que o primeiro livro da trilogia, Sombra do Paraíso, acabou entrando para a minha lista de livros favoritos no gênero de ficção cientifica.

Não é apenas um livro de ficção, é uma obra que pode se igualar até mesmo aos meus filmes de ficção cientifica favorito como: 2001 – Uma Odisseia no Espaço, Duna, Star Trek, Alien, entre outros. Se você é fã desse gênero eu posso garantir que irá amar esse livro e vai querer ler por completo em um dia mesmo sabendo que não pode.

A narrativa prendeu minha atenção desde a primeira página, a medida em que fui levado para uma viagem pelos caminhos da física moderna, da astronomia e da física quântica. Apesar disso fazer o livro parecer difícil de ser entendido por pessoas mais leigas nesses assuntos, ele consegue explicar de maneira muito clara e simples tudo o que esta acontecendo, ás vezes me sentia como se estivesse lendo um livro do Stephen Hawking de tão simples e ao mesmo tempo complicado que as coisas eram.

A historia se tem inicio quando um estranho artefato extra-solar se aproxima do Sol, porém sem chance de colisão, um NEO (Near-Earth-Object) que acaba sendo batizado com o nome do ator Keanu Reeves, devido ao filme The Matrix. Logo os programas espaciais resolvem enviar astronautas para que ele seja estudado, para poder saber como lidar caso um outro NEO venha em rota de colisão com a terra. Dentre esses programas espaciais nós temos a NASA e a Coalizão (programa espacial criado pela nova junção Brasil-Índia-Rússia) e assim se inicia uma corrida espacial em pleno o século 21.

Desconfiada dos interesses da Coalizão, A NASA envia Zack Stwart, o maior astronauta do momento, com uma equipe de experientes astronautas na nave Destiny-7, com a difícil missão de serem os primeiros a pousar em Keanu. Desconfiados de o que for que os tripulantes da Nave Brahma (nome do primeiro deus hindu da trindade Trimúrti), enviada pela Coalizão e liderado pelo veterano astronauta e cientista Taj Radahkrishnan, pretende em Keanu, os norte-americanos querem ser os primeiros a pousarem e estudarem Keanu.

No entanto, o pessoal da Coalizão está mais preparado e, ao longo da narrativa, fica evidente que eles vieram sabendo o que estavam fazendo, pois a tripulação da Brahma está sempre surpreendendo o veterano Zack Stwart. A rivalidade entre as duas agências aeroespaciais não alterará as surpresas que Keanu tem reservada para as duas equipes, e, obviamente, além dos mistérios ocultos no estranho artefato, as duas tripulações vão redescobrir a ciência e enfrentar seus próprios medos, enquanto tentam sobreviver a maior experiência de suas vidas, senão de toda a humanidade.

A exploração do interior de Keanu é extraordinária, assustadora e emocionante, não entrarei em mais detalhes, pois não quero estragar a sua viagem para dentro dessa aventura incrível que é Sombras do Paraiso. A coisa que me prendeu na historia foi como ela foi se desenvolvendo, ela é lenta nas primeiras 70 paginas, mas ganha um grande avanço depois disso, a historia simplesmente se expande e não permite que você solte o livro, ela varia muitas vezes entre a trama principal e outras segundarias, o que faz com que o leitor queira a toda hora saber o que esta acontecendo em cada uma delas.

Os personagens não me cativaram muito e não consegui me identificar com nenhum deles, apesar de disso eu adorei sentir como se estivesse nessa viagem junto a eles.

19 comentários:

  1. É terrível quando não nos identificamos com os personagens, isso acaba prejudicando a leitura, pelo menos para mim.
    Bjs,Rose.

    ResponderExcluir
  2. Gente, que capa mais chamativa é essa?? Não acredito que tenho mais um livro na minha lista, omg, onde eu vou parar assim?? Hahaha
    A história parece ótima, e sua resenha me convenceu viu, parabéns! <3
    Beijão :)
    blog-chuva-de-chocolate.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa . Não sei não curto muito livros tão futuristas para o desastre kkkk
    Mas gostei da sua escrita .

    ResponderExcluir
  4. Nossa . Não sei não curto muito livros tão futuristas para o desastre kkkk
    Mas gostei da sua escrita .

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro ficção científica, desde guria, tanto em filmes quanto em livros, não conhecia esse e fiquei um pouco balançada se leria ou não, pela sinopse, eu não curti, mas sua resenha mostrou elementos, tais como: intertextualidade com outros filmes, que me deixaram profundamente balançada :D

    ResponderExcluir
  6. Larry mesmo sendo escrito pelo roteirista de grandes sucessos de cinema, ficção científica não é um de meus gêneros favoritos, por isso vou adiar um pouco a leitura, pois sua resenha me convenceu a ler, a leitura merece uma chance. beijos
    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Larry..
    Nossa, como nao se empolgar em ler um livro depois de tantos elogios. Eu ainda nao li as obras dele, mas agora fiquei até curiosa. Muito bom quando o autor tem uma visão de tudo! Gosto do gênero e gostaria de ler este livro um dia.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Ainda não li nada da editora, mas tenho muita vontade. E só de ler a sinopse de Sombra do paraíso já chamou minha atenção. Opa, então ponto para o livro, pois gosto de Star trek, os filmes. Uma pena que você não conseguiu se conectar a história. Mas coloquei o livro na minha lista. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Só de ler a sinopse do livro, eu fiquei curiosa. Ai-ai, mais livros!
    Lindo o seu blog, adorei!
    Mil beijos;
    https://www.facebook.com/Carolitvidal

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Bom, nunca fui muito fã de sci-fi e acho que esse livro passaria despercebido aos meus olhos (e interesse). Até achei a história próxima um pouco com a realidade (toda essa coisa da NASA e tal), no entanto, acho que eu me perderia facilmente e desistiria da leitura :/ Além do mais, é muito desagastante ler algo com que não dá para se identificar. Se pelo menos um personagem não me cativa, não consigo seguir em frente.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    adorei sua empolgação, e realmente, só pelo currículo dos autores já dá vontade de ler.
    Faz tempo que não leio uma ficção científica, elas não tem me prendido muito, mas acho que esse livro conseguiria. E é uma pena que você não tenha se identificado com os personagens, mas pelo menos isos não comprometeu a leitura
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Gosto de ficção cientifica e gostei bastante da trama encontrada aqui, li um outro livro bem semelhante nesse ano.
    Um problema é essa falta de identificação com os personagens geralmente leituras assim acabam sendo um pouco mais lenta pra mim, mas pretendo ler e quem sabe isso não aconteça.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá :D
    Apesar de gostar de livros do gênero, li uma quantidade bem pouca deles. Fiquei muito curiosa para ler esse livro, já que muitas pessoas falam bem dele. Adorei a sua resenha.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bom?
    Nunca descarto nenhuma leitura, mas ficção científica é um gênero que não curto muito. A premissa desse livro não me atrai. Apesar disso, acredito que atinge bem um público específico.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ando curtindo muito os lançamentos da Aleph, e descobri na ficção científica um gênero que eu adoro. Ainda preciso ler Sombra do Paraíso e devo dizer que sua resenha me animou ainda mais. Apesar do que você disse sobre os personagens, boto fé nesse livro, acredito que vai me agradar em cheio. =)

    Beijos, Livro Lab

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Adoro livros com esse estilo *-* Tudo nele me chamou atenção e com certeza entrou para minha lista de leitura <3
    Beijos
    Nathália

    ResponderExcluir
  17. Oi Lary
    Eu amei a capa do livro, a sua resenha está muito boa e a história parece realmente interessante, mas eu tenho um problema que é que eu nao consigo ler ficção científica :/ nao sei porque... então eu passo a sua dica...


    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem? Pode até ser que algumas pessoas vão gostar do livro, mas pela sua resenha eu já sinto que este livro não vai ser um que entrará na minha lista de melhores leituras.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu ia falar da capa, mas dispensa comentários. Achei o trabalho bem bonito, mesmo.
    O enrendo parece ser bem atrativo. Eu me interessei bastante por esta história.
    E foi muito bom saber que é trilogia... hahaha.
    Já está anotado para a próxima compra.
    Beijos.

    ResponderExcluir

© REALITY OF BOOKS - 2012. Todos os direitos reservados.
Por: SHAIRA FOTO E DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo