Reality Of Books: Resenha: Morando Sozinha - Fran Guarnieri

Resenha: Morando Sozinha - Fran Guarnieri


Sinopse: "No dia em que eu saí de casa o meu pai me disse: 'Filha, você tem dinheiro?'” Morar sozinha pode ser incrível. Mas para ter uma vida independente é preciso se planejar também. Em Morando Sozinha, a blogueira Fran Guarnieri ensina o passo a passo para ser feliz e não depender mais de ninguém, contando suas histórias engraçadas e inusitadas desde que decidiu sair de casa, aos dezoito anos. Saiba aqui como desde escolher o melhor lugar para morar até a como resolver problemas do cotidiano. Trocar o botijão de gás a cada século ou ir à padaria para comprar só um pãozinho pode ser divertido e inesquecível!
*Livro cedido pela Belas Letras para divulgação. 




Fran possui o blog Morando Sozinha a um bom tempo pois já acompanhei alguns vídeos e adorei a intenção dela de nos mostrar como é morar só pela primeira vez, nos dar dicar e tudo mais. Quando soube do lançamento de seu livro, fiquei bem feliz pela nova autora e adorei a premissa desse livrinho.

Fran nos mostra histórias de como foi a saída da casa dos pais, dividir o apartamento com amigas e outras pessoas e finalmente, como foi morar totalmente sozinha, tudo de um jeito bem rápido e descontraído sem muitas delongas, única coisa que senti falta no livro, foi isso, a autora poderia ter detalhado mais suas primeiras experiências, mostrar mais desabafos, mais pontos negativos e positivos, mostrar mais exemplos.

O livro foca principalmente em dicas, primeiros passos e listas importantes, é um livro extremamente útil para quem quer morar sozinho daqui um tempo ou até mesmo daqui a longo prazo e está totalmente perdido sem saber por onde começar, ela nos dá todas as dicas importantes, de como achar o local certo, como lidar com imobiliárias, com os pais, com o dinheiro e essas coisas que sempre passam pela nossas cabeças na hora der ter a intenção de comprarmos nosso primeiro apartamento.

É um livro super fininho e rápido de ler, eu o li em uma noite, porém, deve ser guardado para podermos reler em momentos que vamos mesmo tomar a decisão de deixar a casinha dos pais. A autora apontou certas coisas que nunca tinha passado pela minha cabeça e confesso que fiquei um tanto assustada por ter tantas coisas a resolver para alugar um apartamento mas ao mesmo tempo, ela nos mostra como é satisfatório ser independente, ser um adulto de verdade e ter seu cantinho.

Não tenho palavras para dizer o quanto me identifiquei com Fran, desde sua personalidade até a situação que ela passou em certos momentos, são situações que estou passando e sei como é difícil, desde pequena quero ter meu cantinho o mais rápido possível mas agora vejo que não é uma decisão tão fácil assim, tudo tem que ser analisado e bem pensado, espero que esse livro me ajude muito, pois mesmo sem estar me mudando agora já me ajudou por ter me identificado tanto com ela.

O mais legal foi ver como era mais ou menos a rotina de Fran, teve momentos que ficava com muita dó pois chegou a um ponto em que ela teve dois empregos mais a faculdade e tinha que lidar com pessoas que morava junto antes de morar totalmente sozinha, e é o que mais passa pela minha cabeça quando penso em dividir o apartamento com alguém, deve ser uma coisa super complicada, mesmo que seja sua melhor amiga, afinal, é diferente do que se ver quando quer e essas coisas, vocês estão assumindo responsabilidades juntas.

Recomendo o livro a todos que estão com esse plano para amanhã ou para daqui cinco anos, é um livro fácil de ler e com milhares de dicas importantes para guardar.

25 comentários:

  1. Oi tudo bem?
    Achei super interessante o livro eu estou precisando urgente dessas dicas, rs
    pois anos que vem pretendo ir para faculdade e mudar de cidade.
    http://literaturaparaosaber.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Estou curiosa pra ler. Parece ser bom e de ótima ajuda rs
    Adorei essa capa!

    ResponderExcluir
  3. Oi lindona, tudo bom?

    Recebi o livro de parceria também, mas minha irmã pegou para ler primeiro. Adorei a sua resenha, já acompanhava o blog/canal da Fran e sempre gostei!!!! Mal posso esperar para lê-lo também.

    Beijos,
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ja passei desta fase, então não tenho interesse no livro, mas creio que para quem pensa no assunto, é um boa oportunidade de aprendizado.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Cat terminei a leitura desse livro antem e amei, a capa diagramação tudo lindo, e muito útil. Mesmo eu não sendo solteira, e sim casada algumas dicas de organização foram perfeitas. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Oi, sua linda!
    Já vi muitas resenhas do livro, ele tem uma capa linda, mas o conteúdo não me interessou muito.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  7. É um livro que parece ser legal, já morei só eu e minha irmã e ja tive problemas em morar com outras pessoas. Queria que tivesse um livro a sim seis anos atrás, moro de novo com meus pais mais não vejo a hora de ter meu cantinho de novo e concerteza vou querer o livro. Ficou muito nao sua resenha.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie Catharina!!!

    acompanho o blog da Fran a algum tempo já, pretendo morar sozinha daqui um ano ou dois então é sempre bom ter algumas dicas ;) Adorei sua resenha ficou bem clara e objetiva.
    beijão*...*
    http://notinhasderodape.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Segunda resenha que leio sobre esse livro, a resenha ficou otima, mas o livro não é um que eu conseguiria me interessar, dessa vez vou deixar passar.

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    Bom, eu não sou o público alvo pra esse livro, mas achei as dicas bem bacanas,
    e com certeza é o presente perfeito pra aqueles que eu sei que estão se preparando pra uma nova caminhada.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Adoro essa capa, mas confesso que o conteúdo desse livro não me chama muito a atenção.
    Embora não curta muito, ele parece bem útil para quem está meio perdido nesse processo de mudança.
    Gostei da resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  12. Acho que esse livro não foi feito para mim. Hahahahaha
    Nunca tive interesse em morar sozinha e só saí da casa dos meus pais porque casei. Pode ser que quando eu realmente ficasse mais velha tivesse vontade de ter meu canto.
    Mas ainda assim acho super válido esse livro para aqueles que estão nessa fase e têm essa vontade! ;)

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  13. Estou com esse livro aqui em casa e ele é fofo mesmo. A Belas-Letras fez um trabalho lindo. Mas dei só um folheada, ainda não li. Acho que um livro útil para os jovens que estão iniciando a vida de adulto.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oie, Cath!
    Achei super legal da parte da Fran, além de manter o blog, publicar o livro. É uma ajuda maravilhosa para quem quer dar o primeiro passo nesse sentido. Não sei se um dia chegarei a morar sozinha por puro medo - provavelmente ficarei com meus pais até poder morar com meu namorado, caso de fato ele vire meu marido hahaha - mas as vezes fico pensando que é uma experiência que todo mundo deveria viver para cultivar a independência.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando || Livre-se você também!

    ResponderExcluir
  15. Olá Cath, imagino que sim que esta como toda tomada de decisão deva ser muito difícil e tem que ser muito bem pensada e organizada para não dar problemas e sofrimentos desnecessários. gostei da resenha e da proposta do livro, acho que para esta faixa de 17 a 18 anos ele seja ideal.
    http://florroxapoemasepoesias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu ainda não moro sozinha, mas esse blog me ajudou muito a conquistar a minha independencia dentro de casa, então é um livro que com certeza eu carregaria comigo todo o tempo, principalmente agora que eu estou planejando morar sozinha.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Cath! Gostei bastante desse livro e acho que se ele já existisse quando fui morar fora da casa dos meus pais teria me poupado de muitas coisas. rsrsrsrsr A capa também é linda.

    BJOS!
    luadeneon.com

    ResponderExcluir
  18. Costumava acompanhar o blog dela. Eu tô quase nos 18, já pensei naqueles sonhos adolescentes de morar com as amigas,mas nunca tive esse desejo de morar só :x
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  19. Costumava acompanhar o blog dela. Eu tô quase nos 18, já pensei naqueles sonhos adolescentes de morar com as amigas,mas nunca tive esse desejo de morar só :x
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Não conheço o blog dela e o livro eu não leria pois não gosto do estilo.
    Mas ela é bem corajosa de morar sozinha, eu tenho quase 30 e nem sonho em deixar a barra da saia da minha mãe kkkk!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Eu nem sabia que a autora do livro tinha um blog, acredita? kkkk Eu recebi o livro também, mas confesso que não estava muito animada para ler ele, mas agora lendo sua resenha me animei um pouco e pretendo ler em breve o/

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem?

    Hum, não fiquei interessada em lê-lo, a premissa não me chama a atenção, mas acho que é questão de fases mesmo. Parabéns pela resenha, muito bacana!

    ResponderExcluir
  23. Oi, Cath!
    Ah que livro bacana. É uma espécie de manual, né. E é bem interessante mesmo para quem está indo morar só pela primeira vez, pra quem não sabe por onde começar.
    Gostei da premissa. E realmente, dividir apartamento com outras pessoas deve ser super complicado.


    Beijinhos!
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo

    ResponderExcluir
  24. Olá... eu tenho o sonho de um dia sair de casa... ter o meu próprio canto, fazer as coisas na hora que eu quero sem ninguém me enchendo rs..Isso está meio complicado de acontecer porque eu sou mãe solteira... mas achei bem válido o livro para quem já saiu ou pretende sair... confesso que não é fácil... acompanhei a saída da minha irmã e toda a burocracia que ela enfrentou... eu dei esse livro de presente pra ela e ela está lendo atualmente e está gostando... achei super legal os pontos que você levantou... Xero!!

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?

    Eu preciso muito ler esse livro rsrs. Eu estou naquela época em que estou ensaiando para sair de casa então acho que este livro vai ser ótimo.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© REALITY OF BOOKS - 2012. Todos os direitos reservados.
Por: SHAIRA FOTO E DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo