Reality Of Books: Texto: Ler é Chato. Será?

Texto: Ler é Chato. Será?

Oiiiiie
Bom, como já comentei antes por aqui, estou fazendo cursinho e durante algumas aulas tenho conhecido muitos textos novos e interessantes que me conquistaram, aliás, eu amei e me choquei como me identificava com a maioria das linhas lidas, espero que gostem também.

Ler é Chato. Será?

Escrito por: Jaime Pinsky Publicado no Correio Braziliense 

O tempo histórico não tem um compromisso muito grande com o tempo cronológico, ou mesmo o tempo psicológico: décadas no Egito dos faraós podem corresponder a anos no período da expansão ibérica ou meses do século XXI. A percepção da velocidade do tempo histórico decorre do ritmo dos acontecimentos, assim como da rapidez dos meios de transportes e comunicações. Talvez por isso, sempre que estamos em algum local tranquilo, geralmente no interior, somos tentados a dizer que ali as coisas não acontecem e que é como se estivéssemos em pleno século XIX. É possível que, para evitar a ideia de que possamos ser vistos como retrógrados, ou fora do nosso tempo, busquemos acelerar tudo: músicas não podem ser lentas, filmes buscam ritmos alucinantes e, se não tiverem dois mortos por minuto de projeção, em média, são considerados acadêmicos. Propaga-se a ideia idiota que tudo que não é muito veloz é chato. O pensamento analítico é substituído por "achados", alunos trocaram a investigação bibliográfica por informações superficiais dos sites "de pesquisa" pasteurizados, textos bem cuidados cedem espaço aos recados sem maiúsculas e acentos dos bilhetes nos correios eletrônicos. O importante não é degustar, mas devorar; não é usufruir, mas possuir apressadamente. O tempo, o tempo correndo atrás.
Não que eu queira fazer a apologia da lentidão e da ineficiência, mas um bom concerto é feito tanto de bons allegros quanto de dolentes adágios. Além disso (e Charles Chaplin já percebia isso no início do século XX, em Tempos Modernos), ser humano é dominar a máquina e não ser por ela dominado. E aí, a meu ver, se estabelece uma das principais distinções entre ler e ver televisão. Você pega o livro, olha a capa, a contracapa, folheia sensualmente suas páginas e escolhe, livremente, aquela que quer ler. Pode pular pedaços, começar pelo fim, reler várias vezes trechos que amou, para decorar, ou que odiou, para criticar. Desde que seja seu, você pode escrever no livro (para isso ele tem espaço em branco): livro rabiscado é sinal de leitura atenta. Nada como retomar um livro lido anos atrás e ler nossas próprias notas: se forem ingênuas, rimos com a condescendência de quem cresceu; se forem brilhantes, nos preocupamos com nossa estagnação. Você estabelece o próprio ritmo de apreensão do escrito, seja ele ciência, seja ficção. Tantas vezes me furtei lendo lentamente o final de um livro pelo qual me apaixonara e do qual não queria me separar...

Já a telinha é autoritária. Ela começa o assunto quando bem entende, faz as pausas que quer, inserindo as propagandas que deseja, determina o ritmo, diz quando e para onde devo olhar. Se não estou no poder, então, é pior ainda. Tenho que ver jogo de time de que não gosto, pedaço de novela babaca, entrevistas sem sentido, assassinatos sem conta, tudo num volume superior ao que eu suporto, mas que não tenho como regular, pois estou sem o controle remoto nas mãos. Mesmo quando vejo um vídeo ou um DVD, em que posso controlar algumas dessas variáveis, lido com o personagem e a paisagem imaginados por outro, emboto a minha imaginação e me curvo diante de heróis e mocinhas prontos e iguais para todos, enquanto, no livro, cada um sonha como quiser e puder. Não é por outra razão que dificilmente gostamos dum filme baseado em livro que já lemos, mesmo quando a película é de boa qualidade como O Nome da Rosa ou Vidas Secas.

Antes que alguém pense que sou contra o cinema, ou até a televisão, devo dizer que isso não acontece, mas é que ando mesmo um pouco preocupado. Já não há mais quase nenhum consultório, laboratório e até sala de espera em prontos-socorros de hospitais que não tenham a sua televisão. E, o que é pior, ligada. O infeliz chega quebrado, estropiado, ou apenas dolorido, e se lhe impinge humor chulo, falsas "pegadinhas", loiras igualmente falsas, com síndrome de eternas adolescentes, de botinha e coxas de fora, animando crianças de olhares perdidos, conversas de pessoas confinadas que não têm o que dizer, entrevistas com pessoas que estiveram confinadas e que continuam sem ter o que dizer, e por aí afora. A sala tem pouca iluminação, já nem sequer tem aquelas revistas semanais atrasadas. A luz que falta e o ruído que sobra impedem que aqueles que trouxeram seus livros possam ler. As pessoas olham para a telinha, olham-se umas às outras e à sua própria condição. Com um livro na mão poderiam estar viajando, sonhando, aprendendo, conhecendo gente e lugares interessantes, idéias fascinantes, desbravando, questionando, maravilhando-se. Contudo, continuam sentadas olhando umas para as outras e para a telinha que cobra o tributo da dependência, da elaboração de frases feitas e idéias gastas.

A ideia de que livro é chato só pode partir de quem não sabe o prazer que a leitura proporciona. Assim, quero lançar aqui um pedido ou vários: aos médicos, para que iluminem melhor suas salas de espera, o que, além de deixá-las menos lúgubres, permitiria que as pessoas pudessem ler enquanto esperam. Aos hotéis, para que não se esqueçam de colocar luz de leitura nos quartos. Uns e outros poderiam manter uma pequena biblioteca ao alcance dos clientes. A concepção bastante corrente em nosso país de que diversão está sempre e necessariamente ligada ao ruído e ao álcool só pode partir de alguém que não gosta de fato do Brasil. E ele ainda merece uma oportunidade. Ou não?


27 comentários:

  1. SUPER concordo! Vários locais não são bem preparados para quem lê nem estimulam a leitura. Já perdi a conta de quantas vezes peguei um ônibus e o motorista desligou as luzes, como assim? Os passageiros vão ficar na escuridão? Hahaha
    E esse trecho, especialmente, me fez lembrar de uma coisa: "O importante não é degustar, mas devorar". Me fez lembrar de como eu leio devagar quando gosto realmente da leitura. E sabe, um bom livro tem várias profundidades criadas intencionalmente. Como é o caso de alguns personagens, que devem ser lidos mais devagar, porque é assim que eles são... E outros, cujo o pensamento é mais rápido e a leitura vai rápida. Isso é arte, isso é muito bom! Um autor que consegue fazer isso muito bem é o Haruki Murakami, por isso eu sou viciada em tudo o que ele faz.
    Fica a dica ;)
    Um beijinho,
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  2. Ler não é chato
    o que pode deixar a leitura chata são certas coisas
    tipo livros com gêneros que você não gosta ou ambientes barulhentos

    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir
  3. Concordo!
    Ler não é chato, a pessoa só tem que saber que tipo de livro vai gostar e pegar temas que interessam. Quando eu ainda estava na escola meus professores incentivavam a leitura mas eram clássicos e meus colegas não gostavam e acho que é ai que erram por não procurarem indicar livros que chamem atenção de cada pessoa e a leitura se torna "chata e obrigatória"

    ResponderExcluir
  4. Sim, o pensamento analítico é substituído por achismo e muita mediocridade, além de generalismo. O texto é maravilhoso, Os locais de leitura são fundamentais, pois materializar o processo de leitura é dever de todos, não somente do professor de Português, mais uma falácia fundamentada no achismo.
    Espero encontrar mais textos assim por aqui.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que texto maravilhoso! Ler não é chato, é enriquecedor! Eu sempre fui incentivada a ler, tanto em casa quanto na escola, então pra mim, qualquer lugar, é lugar para ler.
    Amei seu post!
    Um grande Beijo!
    Blog Cheiro de Livro Nacional

    ResponderExcluir
  6. Oiiiiiiiiiiii..
    Que texto!
    Eu amo ler e me dá nos nervos quando alguém diz que "ler me dá sono", como assim gente?!
    Leio em todo lugar, fila de espera, trem, onibus, em casa.....
    Há algo mais enriquecedor que isso??

    Beijinhos,
    soueupri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente, ler nunca é chato quando se tem os estímulos certos.
    Sempre digo a quem me diz isso que a pessoa só não encontrou o livro certo.
    Conversas de Alcova ❤

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu amei cada colocação do seu texto. Eu fico perplexa quando uma pessoa me vê com um livro na mão e diz assim "credo! você gosta de ler!", me surpreendo com a quantidade de vezes em que isso acontece, inclusive dentro da minha própria família. As pessoas estão ficando cada vez mais alienadas e acomodadas, quase ninguém mais vê a leitura como um bom hábito, um hábito que não só bom para o intelecto mas também para a saúde!

    http://luadeneonblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ler é uma das melhores e mais prazerosa atividades. Mas é um habito que tem que ser ensinado. Na nossa sociedade não há nenhum incentivo para tal hábito.
    Sim você tem razão. Essa semana eu tive a experiencia da sala de espera de um consultório médico. Havia um tv gigante, com som altíssimo. Eu e mais duas pessoas tentávamos ler, mas sem muito sucesso devido ao barulho, além da iluminação própria para dormir.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Sensacional Está ai um texto que deveria ser colado em todas as portas de todas os lugares deste nosso país. limpo, sem preconceito e dizendo o que deve ser dito. Concordo plenamente com o autor sobre esta manipulação que a Tv causa em nós. Hoje não, mas houve um tempo em que eu vivia para a telinha.

    Obrigada por partilhar Catharina!

    Vanessa Vieira
    www.pensamentosvalemouro.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?

    Amei o texto. Ler não é chato. haha. Mas é verdade alguns pontos colocado no texto. Mas confesso que curto uma telinha também. Haha. Então eu tenho um equilibrio, leio bastante, mas quando posso, vejo tevê também.

    Adorei!

    beijinhos

    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Que texto, em?
    Gostei da proposta que ela faz aos estabelecimentos que pouco se importam em disponibilizar livros.
    Assim como as demais ponderações...
    Belo post, fico agradecida por ter compartilhado conosco.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  13. O texto é maravilhoso. E devo dizer que ando com meu livro pra cima e pra baixo, cada oportunidade estou lendo, principalmente em ônibus! O que as pessoas talvez podem achar chato é o fato de que não acharam o seu gênero literário,
    Bjus

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Então, eu participo de grupos de livros e percebo que muitos lá só ficam "ostentando" o que leem e quanto leem. Acho ridículo. Como se isso tornasse a pessoa melhor, affe. Ano passado eu li 48 livros, todos com o maior tempo do mundo, sem preocupação alguma, justamente porque eu queria entendê-los e absorvê-los. A questão não é ler, mas como ler. E, realmente, a maioria imagina a leitura como uma competição. Prefiro ler devagar, degustando as palavras a ler correndo e chegar no final e mal saber explicar a história, de tão rápido que li.

    "O importante não é degustar, mas devorar; não é usufruir, mas possuir apressadamente. O tempo, o tempo correndo atrás" - Exatamente. Esse é o pensamento dos novos leitores.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Que interessante esse texto, é realmente isso que acontece, né? As pessoas preferem ver tv ou ir no cinema do que ler, porque ler é sempre taxado como algo chato, mas na verdade proporciona experiências maravilhosas e é uma pena poucas pessoas lerem e gostarem disso :/ Enfim, espero que um dia mais pessoas gostem de ler e essa coisa de que ler é chato diminua bastante.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Ei, adorei o texto!
    E ler não é chato, só acho que quem fala isso não encontrou seu estilo ainda. Uma pena que a maioria das pessoas prefiram gastar a maior parte do tempo com tv do que ler um livro. Mas é de cada um né.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  17. Ler não é chato, mas é um gosto pessoal. O difícil, para muitas pessoas, é descobrir qual é seu estilo de leitura
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Catharina, tudo bem?
    Adorei o texto, obrigada por compartilhá-lo conosco!
    Bom, sou suspeita para falar sobre leitura, uma vez que sou viciada e quase não assisto TV.
    Fico bem chateada quando chego em algum lugar e tenho que esperar e não tem iluminação ou condições adequadas para fazer a leitura, mas me viro como posso.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  19. Ler definitivamente não é chato. Se bem que sou meio suspeita pra falar, assim como outros leitores rsrs
    Cara, é uma coisa fantástica. O que deixa mais perfeito ainda é quando você encontra um livro que te faz entrar dentro dle. Você perde noção de tempo, de espaço. É como se você estivesse lá dentro das páginas, vendo tudo ao vivo e a cores. É maravilhoso

    ResponderExcluir
  20. Oi, Cath.

    Não sei responder a essa pergunta. Tem algumas leituras que eu acho super chata mesmo. Tem livros que eu fico agarrada a dias por mais que eu curta ler, mas acho que quem não curte realmente ler e que ainda não achou um livro de seu agrado. Tenho livros que já li mais de duas vezes e pretendo ler novamente.
    Adorei o texto.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books

    ResponderExcluir
  21. Oi Catharina,
    Q legal este texto, vc está fazendo cursinho p faculdade?
    Eu vi uma frase há um tempinho atrás que era mais ou menos assim, li só é chato pq vc ainda não achou o livro certo, e é verdade, eu agradeço por ter achado o livro certo tão nova e n ter perdido tempo hahahahah!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  22. Na minha opinião, um livro só é chato se não é o livro certo para você. Nunca saio de casa sem um livro na bolsa, não importa onde vou, e se vou ao médico, é aí que o levo mesmo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  23. ótimo texto lindona, realmente aqui falta incentivo a leitura, em todos lugares tem TV e alguns nem revistas, nada para ler. E depois dizem que investem. Ler nunca foi chato para quem se aventura a entrar em um mundo mágico da leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  24. Ler é vida! Eu não me vejo sem livro por perto, nem consigo imaginar como é não gostar de ler. Gostei do apelos aos hotéis, apoio totalmente.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  25. Eu concordo com você em gênero, número e grau.
    Ler não é chato, chato é o preconceito que existe de pessoas que não gostam de ler. Isso sim me irrita
    Todo mundo pode ler, para todo mundo existe um livro, um start... basta encontrá-lo. Como disse a sua imagem, ler nunca é chato para quem tem imaginação, basta imaginar e sonhar... é isso que o livro me proporciona

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  26. Oiee

    Adorei o texto e ler realmente não e chato, assim que a pessoa ler um livro que ela gostar vai mudar totalmente de opinião eu amo ler e nunca viveria sem um livro.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  27. Acredito que aqueles que não curtem ler, ou acham a leitura chata, é porque ainda não encontraram o livro certo, aquele que vai despertar seu vicio na leitura. Não me vejo mais sem ter um bom livro ao lado, adoro ler e conhecer novas histórias!

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir

© REALITY OF BOOKS - 2012. Todos os direitos reservados.
Por: SHAIRA FOTO E DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo