Reality Of Books: Resenha: Snow Crash - Neal Stephenson

Resenha: Snow Crash - Neal Stephenson

Oi pessoal.
Essa é a última resenha escrita pelo Gustavo aqui no blog, aconteceram algumas coisas pessoais e ele teve que se retirar, mas em breve entrará um novo colunista pra substitui-lo e assim tudo voltará ao normal ;) Peço desculpas pelo transtorno.



Sinopse: Escrito em 1992, Snow Crash, de Neal Stephenson, subverte as realidades virtuais, o cyberpunk e o próprio gênero literário. O livro traz a história de Hiro Protagonist que é, no mundo real, entregador de pizza na CasaNostra, enquanto no Metaverso é um príncipe samurai desvendando os enigmas de um novo e perigoso vírus. Snow Crash está entre os 100 melhores romances de todos os tempos eleito pela TIME.


*Livro cedido pela Editora Aleph para divulgação.






No mundo real, Hiro Protagonist é entregador de pizzas na Cosa Nostra, pizzaria controlada pela organização mafiosa do Tio Enzo. Mas, no Metaverso, ele é um príncipe samurai. Um novo vírus vem derrubando hackers por todo o mundo, e Hiro parte em uma jornada perigosa para encontrar e destruir o sombrio vilão virtual que ameaça não só a existência daquele universo virtual, mas da própria Realidade.
Livro escrito por Neal Stephenson e lançado originalmente em 1992, já foi publicado aqui no Brasil em 2008 pela mesmo editora, a Aleph agora relança o livro revisado e com uma capa que na minha opinião está muito mais bem trabalhada, as letras são um pouco pequenas mas acho que seja até necessário para no final não termos um livro de mais de 800 páginas em mãos.

A história se mescla muito bem com o tipo de escrita do autor, me lembrou muito Neuromancer do Gibson, mas com um toque mais atual e com muito sarcasmo e repleto de humor negro, para desenvolver sua história, Stephenson tira "sarro" de tudo e de todos, veja bem, por tirar sarro eu quero dizer, criticar, mostra o quão ridículo é, as vezes, a vida do ser humano na sociedade que conhecemos hoje, para os fãs de sociologia e ficção científica de plantão, Snow crash será um prato cheio, tudo vira alvo críticas do nosso querido Hiro Protagonist (que diga-se de passagem, o próprio nome já é uma certa piada), nem mesmo a religião que é um assunto tão controverso escapa de várias tiradas, me lembrou até vagamente a obra prima de um dos meus autores preferidos "O guia do mochileiro das galáxias" de Douglas Adams. 

Indico totalmente Snow Crash para quem gosta de um história fechada, bem amarrada e sem pontas soltas (muito importante), além de ser uma grande aula de história e antropologia dos seres humanos em geral.

Resenha escrita por Gustavo Fraga

23 comentários:

  1. Olá!!!
    o livro não me parecer ser algo que eu compraria para mim, mas como sempre topo novos desafios talvez um dia eu cheque a lê-lo. beijão*...*

    http://notinhasderodape,blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Este não é bem o gênero que consumo, mas fiquei curiosa com o livro pela narrativa ácida.
    Segundo sua resenha parece bem interessante.

    CAFÉ COM LETRAS

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Gostei do modo que o autor parece conduzir a história. Mas confesso que a trama não me chamou tanta atençao.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro, fiquei com vontade de ler. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro, mas não fiquei tão empolgada com o enredo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    É um livro diferente, nunca vi falar do livro e a resenha ficou bacana, mas no momento não estou para esse tipo de leitura.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Interessante, adoro livros com temática Cyberpunk.
    Não conhecia, mas acho que faria a leitura se tivesse oportunidade.
    Conversas de Alcova ❤

    ResponderExcluir
  8. Esse não seria o tipo de livro que eu compraria, a mas está super em alta esse gênero heim, vou ter aí em breve me render algum título para tomar gosto,
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Também recebi da Aleph e estou lendo por motivos: CAPA LINDONA! Espero gostar também :D
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  10. Também recebi da Aleph e estou lendo por motivos: CAPA LINDONA! Espero gostar também :D
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  11. Também recebi da Aleph e estou lendo por motivos: CAPA LINDONA! Espero gostar também :D
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Catharina,
    Interessante, gosto de livros com fatos históricos, e bom saber que a trama é bem amarrada, acho q nunca li livros com hackers essas coisas! Parece uma boa leitura!!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  13. Ola Gustavo a sinopse não me chamou atenção. Mesmo com sua resenha positiva no momento eu não leria , estou numa fase de romances leves . abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  14. O gênero não me agrada, esse tipo de história não me atrai...
    Bjs, Isabella
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oii, tudo bem?
    A questão de ele ser um príncipe samurai é interessante, mas mesmo assim acho que não leria.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    É uma pena que o Gustavo esteja saindo do blog, mas o novo colaborador vai fazer um trabalho tão bom quanto ele, né? Esse livro eu confesso que não chama a minha atenção, a premissa é até que interessante, mas no momento não é uma história que eu tenha vontade de ler, sabe? Então eu dispenso, mas gostei de saber mais sobre o livro.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Ola! Tudo bem?
    Esse livro parece bem interesante. Acho que posso gostar dele.
    Adorei a sua resenha.
    Eu leio voce depois. :)
    Boas leituras!
    http://abracalibro.blogspot.com.es

    ResponderExcluir
  18. Oie, tudo bom?
    A princípio não seria um livro que chamaria minha atenção, mas definitivamente gostei da premissa dessa história. Não conhecia, mas curti a indicação e fiquei com vontade de conhecer melhor a história.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Gostei muito da premissa da história, mas a capa não me chamou atenção. A Aleph sempre lança livros incríveis, então sei que deve ser ótimo.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito da premissa da história, mas a capa não me chamou atenção. A Aleph sempre lança livros incríveis, então sei que deve ser ótimo.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  21. Oi gostei muito da historia, achei interessante, mas acho que não se enquadra no meu estilo literário :/ uma pena

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  22. Bem, o enredo possui pontos interessantes, mas acho que é para um publico especifico, pois não fiquei interessada em lê-lo, acredito que seja porque a história não me chamou tanto a atenção, no entanto, achei legal a resenha e acredito que aqueles que curtem o estilo vão gostar de ler Snow Crash.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  23. Oiee

    A capa e a premissa não me chamaram a atenção não seria um livro que pegaria para ler acho que acabaria abandonando a leitura pois trata temas bem diferentes do que já estou acostumada a ler.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir

© REALITY OF BOOKS - 2012. Todos os direitos reservados.
Por: SHAIRA FOTO E DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo