Reality Of Books: Resenha: Cidades de Papel - John Green

Resenha: Cidades de Papel - John Green

Sinopse:
Em Cidades de papel, Quentin Jacobsen nutre uma paixão platônica pela vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman desde a infância. Naquela época eles brincavam juntos e andavam de bicicleta pelo bairro, mas hoje ela é uma garota linda e popular na escola e ele é só mais um dos nerds de sua turma. Certa noite, Margo invade a vida de Quentin pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita. Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola, esperançoso de que tudo mude depois daquela madrugada e ela decida se aproximar dele. No entanto, ela não aparece naquele dia, nem no outro, nem no seguinte. Quando descobre que o paradeiro dela é agora um mistério, Quentin logo encontra pistas deixadas por ela e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele pensava que conhecia.


Quentin é um adolescente que desde sempre gosta de Margo, sua vizinha. Os dois se conhecem desde pequenos e brincavam sempre juntos, andavam de bicicleta e tudo mais, porém, com o tempo, eles se distanciaram e ela se tornou a típica menina mais popular e linda da escola e do bairro enquanto Quentin é apenas um garoto na dele.
Uma noite, Margo invade o quarto de Quentin e o convoca para fazer parte de um plano que ela vem montando a tempos e ele obviamente aceita na mesma hora.

Bom, esse foi o segundo livro que li de John Green e para quem espera que esse seja parecido com A Culpa é das Estrelas, recomendo que nem leiam, segue um ritmo e uma temática totalmente diferente, mas John continua com sua escrita cativante e maravilhosa.
Cidades de Papel foi um daqueles poucos livros que me fizeram dar altas gargalhadas em lugares públicos e as pessoas olhavam para mim com cara de "você é louca, menina". Isso resume mais ou menos o meu sentimento por esse livro.

Quentin é um personagem cômico e muito fofo, o adorei do inicio ao fim do livro e quando soube que sairia filme, não me contive de felicidade e o autor, foi muito bem escolhido, adorei. Margo também é uma personagem muito legal, super aventureira que não tem medo de enfrentar desafios e consegue nos cativar rapidamente.

Desde que li A Culpa é das Estrelas, John mereceu meu respeito, é o tipo de autor que me faz rir e chorar ao mesmo tempo e quando li Cidades de Papel, fiquei impressionada pelo talento de retratar não só assuntos triste, mas também engraçados e mostrar seu lado cômico e aventureiro. E espero ainda ler todos os livros do autor, na verdade, acho um absurdo ainda não ter lido ainda.

Sobre a edição, sou suspeita para comentar, a Editora fez um trabalho muito legal, as páginas estão de ótima qualidade e eu adorei essa capa. A Intrínseca sabe mesmo como atrair seu público-alvo e acho isso essencial.

Não preciso nem dizer que recomendo totalmente o livro, mesmo que tenha lido A Culpa é das Estrelas e gostado ou não.

47 comentários:

  1. Não me mate, por favor, mas eu não gosto de John Green. Hahaha Mas acredito que seja só uma questão de fase mesmo. Minha mãe, por outro lado, adora!
    Um abraço,
    Mona
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  2. Desculpe nunca li nenhum livro dele e nem tenho vontade de ler, acabei assistindo o filme a culpa é das estrelas porque meu marido comprou o DVD e insistiu, mas nunca senti vontade de ler John Green, mas confesso que achei o filme bonito.
    Cidades de Papel parece ser um livro interessante e sua resenha o fez parecer assim, quem sabe isso não me anime a ler.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha nem lido a sinopse desse livro, não imaginava que se tratava de uma história tão misteriosa. Apesar da febre do momento, nem a culpa é das estrelas li ainda, mas isso é só questão de tempo, pretendo ler alguns títulos de John Green em breve. Ótima resenha!

    Ah, seu blog foi indicado em uma tag, espero que goste, bjos!

    http://luadeneonblog.blogspot.com.br/2015/03/tag-sete-coisas.html

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei da leitura desse livro, mas acho que o john pecou no fim e em algumas partes era muito arrastado. Mas eu li rapidinho e eu gostei!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  5. Ainda falta eu ler este!
    obrigada, linda. beijos

    ResponderExcluir
  6. Todo mundo pra quem eu recomendo esse libro não gosta! E eu amo! Ri alto mesmo, e estou louca pra sair o filme! Beijos, Jú
    docurailusoria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Sou louca pra ler o livro, adorei sua resenha, mas como ouvi algumas críticas sobre o livro havia ficado desanimada, mas agora já me animei novamente,
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Estou me perguntando se vc tem dezenas de resenha em rascunho ou quantos livros vc lê por dia (hahaha) .... brincadeirinhas a parte ... eu só li ACEDE do John, mas eu tenho muita vontade de ler os outros livro, só me faltaram oportunidades mesmo. Sabe quando vc sente confiança em pegar qualquer outro livro do autor, mesmo só tendo lendo 1 que ele escreveu? É assim que me sinto em relação a ele, confiante! Sei que não me decepcionarei <3

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  9. Na minha opinião esse é o melhor livro do Green. Li todos os livros dele (menos will & will) e amei todos, mas esse foi o melhor, o mais engraçado e com os melhores personagens. Mal posso esperar para assistir o filme, creio que será ótimo.
    Adorei a resenha.
    Beijos

    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma pequena curiosidade por esse livro, pois uma amiga minha já leu e falava maravilhas do livro, mas agora não me sinto muito no clima para John Green. As edições da Intrínseca são lindas mesmo, né? É uma das editoras com melhores capas, na minha opinião.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
  11. Oi Catharina! Amo o seu nome, é lindo! Quanto a resenha, eu concordo com você quando você fala da competência do John Green pra falar do pior assunto do mundo da melhor forma possível, a mais confortável, a mais engraçada, a mais real e humana. Eu gostei muito do Quentin, não gostei tanto da Margo, mas não cheguei a detestar ela como eu detesto a Alasca :p Eu também amei os atores que eles escolheram no filme, e embora o final tenha me deixado frustrada, e meio perdida, pensando na vida, o talento dele é inquestionável e eu sempre vou ser fã dele ^^ beijos!
    http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu não li nada do John Green e não tive paciência para ver ao filme A Culpa é das estrelas... :(
    http://poesianaalmaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Do autor só li ACEDE, e mesmo tendo gostado, ainda não me empolguei em ler outro livro do autor.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  14. Eu também adoro o John Green, e tudo isso começou lendo ACEDE...
    Adorei sua resenha e O "João verde" também tem esse efeito sobre mim. Do mesmo jeito que sou muita risada eu choro horrores. hahah

    Beijos

    Débora Favoreto | Em cada página

    ResponderExcluir
  15. Sou tão suspeita de falar de qualquer livro do John Green. Todos eles ganham meu coração, sem mais.
    Concordo com o que disse sobre o tio Green, ele tem essa mania de um momento nos deixar totalmente felizes e outros em depressão.
    Mas tenho que dizer, você muda totalmente no final de cada história!
    Beijos
    cheireiumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Cara, eu amei ACEDE, mas não consegui engolir Cidades. Li arrastado, quase que por obrigação, achei o final meio WTF e não gostei. Acho que não consegui captar a essência, sei lá, alguma coisa não rolou. E espero que o filme me mostre tudo isso que vc sentiu, principalmente a parte das gargalhadas. rsrsrs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  17. Oii, tudo bem?
    Algo no John Green me repele...não consigo ler nada dele...
    Mas tenho que concordar qu a Intrínseca semre arrasa nas edições!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  18. Depois de ter lido A Culpa é das Estrelas, fiquei interessada nos livros do John Green e esse foi o terceiro que li dele. Adorei :) Estou anisiosa pelo filme!
    Adorei a resenha!
    Beijos

    minhasecretapoesia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Depois de A culpa é das estrelas não li mais nada do John. Fiquei com ressaca do autor.
    Daqui algum tempo eu volto a ler ele de novo.

    Esse livro parece interessante, tem mistério e humor. Talvez eu veja o filme primeiro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Esse é o livro que eu menos gosto do Green, achei a história bem chatinha em vários momentos, mas ao todo eu até que gostei, sabe? Eu até que gostei do Quentin, mas a Margo me deixou muitas vezes irritada, por fim eu estou doida para ver o filme, espero que fique tão bom quanto Acede ficou.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Estou ansiosa pelo filme que está por vir
    e que essa semana já saiu prévia do post

    ResponderExcluir
  22. Oi, Catharina.

    Do João Verde eu apenas li A culpa é das estrelas e Quem é você, Alasca? Confesso que não foram leituras ruins, mas não foram as que mais me agradaram. Quero ler Cidades de Papel antes do filme, fico feliz em saber que esse livro tem bastante humor e vai me render algumas risadas.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Participe: Top Comentarista

    ResponderExcluir
  23. Oie,
    Li apenas ACEDE do John Green, e não tenho a menor vontade de ler os outros livros dele.
    Pra mim é um autor beeem chatinho.
    Já viu o pôster do filme Paper Towns? Achei muito feio, nossa, poderiam ter investido BEM mais.
    Parabens pela resenha, mesmo sendo um livro que eu nao tenho vontade de ler, gostei da sua escrita
    Beijao
    Gio – Clube das 6
    http://www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  24. Eu amooooooooooo esse livro!! Sou totalmente suspeita ao se tratar do tio Green amo todos os livros dele e esse não é uma exceção. Adorei a sua resenha e aguardo ansiosamente pelo filme :3


    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Eu gostei muito desse livro quando eu li, mas não foi um dos meus favoritos do autor. Eu entendi bem a mensagem que ele queria passar com a história, mas a verdade é que eu achei pouco "desenvolvida". Conseguiu prender a minha atenção, mas não me levou a lugar algum. Não sei, ainda prefiro Quem é Você, Alaska?

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Nunca li nada do John Green, apesar de acompanhar ele no vlogbrothers, parece um livro muito bonito. Gostei da sua resenha!

    Beijos,
    Luiza Liz
    Hello Liz - https://www.youtube.com/channel/UCHHOLxS27CM6-YZmclJfONw

    ResponderExcluir
  27. Já li dois livros do John Green, parei em Cidades de Papel, todos os dois que li (ACEDE e CDP) tem uma história boa de se ler, que tem um ótimo desenvolvimento, mas no final, blef, ele acaba com tudo, isso que me faz desgostar dele. Dos dois, Cidades de Papel foi o mais legalzinho e o que eu mais gostei. Gostei da sua resenha, mas diferenciamos em alguns pontos.

    Beijos,
    http://www.marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oooi,

    Do John eu só li ACEDE mês passado. Eu recebi taaaanto spoiler desse autor, mas tanto, maaaas tanto que meio que deixei de lado sabe?
    Depois que li, preciso confessar que a escrita dele é muito boa! Extremamente envolvente, essaé uma daspoucas resenhas positivas para a obra, acho que por ser diferente de ACEDE as pessoas não gostaram muito :(


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  29. Não gosto do João Verde, mas sempre faço questão de ler e comprar seus livros, eu gosto da escrita e da diagramação que os livros dele tem. De todos Cidades de Papel é o único que eu gosto, é divertido, você gosta dos personagens, você quer que as coisas acontecem e diferente de como o Augustus é em ACEDE, a Margo é uma rebelde que eu amo.

    Beijos, Ahri.
    http://dois-players.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oiie :)
    Confesso que ainda não li nenhum livro do John Green, mas tenho A culpa é das estrelas e ainda pretendo lê-lo, hahaha. Fico com receio por ser modinha, mas vou acabar dando uma chance. Acredito que vá preferir Cidades de papel, no entando, por ser mais divertido e os personagens mais cômicos, o que me atrai bem mais em livros.
    Gostei da resenha :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Oie, flor!
    Li ACEDE e não gostei. Não foi uma boa experiência com o Green, me fez não querer mais nem um de seus livros porque simplesmente não gostei na-da da história do Gus e da Hazel. Fantasiosa demais, até revoltante para quem já teve pessoas próximas que perderam a luta contra o câncer. Não há nem uma beleza em enfrentar uma doença desgraçada como essa, e o Green definitivamente tentou tornar tudo mais bonito.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando ❤

    ResponderExcluir
  32. Oi, Catharina!
    Eu ainda não li nenhum livro do John Green, talvez por pensar que seriam todos do estilo de "A Culpa é das Estrelas", que não faz muito meu tipo.
    Mas essa história parece ser muito mais interessante, acho que vou colocar esse livro na minha lista! =)

    Beijos,
    Fernanda
    http://oprazerdaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Olá, tudo bem?

    Confesso que achava que o JG só publicava livros no estilo sick-lit, pq de ACEDE e Quem é você Alasca? e afins, mas é bom saber que ele também tem talento para escrever obras que abordam temas mais leves e que são engraçadas. Pelo que falou, Quentin parece o tipo de cara que você quer ter como amigo, afinal, amigos bem humorados nunca é demais. A capa ficou muito bem feita e a edição também deve estar no mesmo nível.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Confesso que nunca li nada do autor, mas não tenho muita vontade também. Odeio histórias do tipo A culpa é das estrelas, mas este livro parece ter uma temática um pouco mais interessante. Quem sabe eu não me anime? Beijos!

    ResponderExcluir
  35. ME sinto um ET, porque não consigo gostar do autor! Já li ACEDE e abandonei Alasca.. Deu pra mim rs.
    Apesar disso, quero ver o filme.. acho que posso me emocionar assim como na primeira adaptação do autor. Quanto a edição, não tem como discordar. A Intrínseca sabe mesmo o que fazer para nos atingir.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  36. adrooooo o autor <3 eu li apenas a culpa é das estrelas até o momento, mas eu gosto do jeito qu ele escreve. espero conseguir ler esse e os outros livros dele.
    gostei da resenha, foi bem animadora quando ao livro!
    eu to curiosa quanto ao filme e adoro personagens engraçados!
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  37. Cath,
    Eu nunca tive curiosidade nem vontade de ler John, apesar do furor que ACEDE causou. Sempre acho que falta algo mais nas sinopses e acabo nunca comprando, nunca lendo, apesar de amar os quotes que vejo por aí... vai entender.
    Esse livro não está em minha lista de desejados, mas quem sabe depois do filme, né?!
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  38. Oi, até hoje só li ACEDE do João Verde,
    até tenho curiosidade de ler mais algo dele, porém
    não é essa vontade avassaladora e por isso nunca pulei a fila das minhas
    leituras por ele. Gostei muito da resenha deixou uma pitada de quero mais.
    Beijos Conversas de Alcova

    ResponderExcluir
  39. Hey, tudo bem?
    Do John eu só li A Culpa é das Estrelas e O Teorema Katherine e adorei os dois então também quero muito ler este. Também acho um crime que eu não tenha lido todos os livros dele e tenho muita curiosidade de conhecer esse, espero lê-lo antes da estreia do filme e poder conferir a adaptação.
    Beijos.
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  40. Oi, tudo bem?
    Até hoje só li ACEDE do John, mas por tudo que já ouvi falar de Cidades de papel, não esperava nada no mesmo estilo. Amei saber que o livro é tão engraçado quanto eu imaginava. Pretendo ler antes do lançamento do filme
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Olá!

    Já ouvi falar muito desse livro, e sua resenha soube explorar bem os diversos pontos da história. Mas, ainda assim não o leria porque não consigo gostar mesmo do autor, até tentei, mas não rola mesmo. Acho que fiquei tão saturada do pessoal o elogiar horrores, que sei lá, peguei aversão. Em compensação, já vi fãs falarem que este livro não é assim tão bom e que é meio repetitivo, mas quando sair o filme pretendo ver só pra saber qual é a dessa história.

    Beijos!
    http://coolturenews.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Oiii, fiquei com vontade de ler esse livro desde que foi lançado. Gostei muito da forma de escrever do autor em A Culpa é das Estrelas, e queria muito ler esse livro. Até hoje só vi e ouvi comentários bons sobre esse livro, acho que vou ter que arrumar um tempinho para ele hahaha

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  43. Oi, Cat!
    Eu não li esse livro do John, e pelas criticas que já vi, não pretendo ler.
    Muita gente, assim como você, diz que não é nem de longe tão bom quanto ACEDE.
    E eu não quero me decepcionar. rsrs Então vou me manter a distância desse livro.

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  44. Oi Catharina, tudo bom?
    Esse livro está minha meta de livros de 2015 e sua resenha só me deixou ainda mais animada para começar a leitura. Eu já li dois livros do Green, gostei bastante e quero ler Cidades de Papel porque comprei há séculos e não consegui ler. Acredito que vou me divertir.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. Nunca tive vontade de ler o livro, já li dois livros do John Green e amei, porém esse não me interessou.
    Uma dica, a cor das letras no seu blog estão claras demais e aqui não dá para enxergar absolutamente nada!
    Beijos ♥
    http://letrasemvida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Dos livros do John só falta eu ler esse e Will e Will. Apesar de você ter curtido o livro, ainda não me senti atraida em lê-lo. Meu namorado leu e não achou nada demais. ACEDE e Alasca são muito bons, tenho medo de me decepcionar com esse

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  47. Oi,
    Eu amei ACEDE mas não consegui me interessar por nenhum outro livro do John Green :(
    Acho que vou ler este, sua resenha foi tão positiva que me animou e como vai ter o filme eu gosto de ler antes de assistir.

    Abraços,
    Jéssica - Coração Leitor

    ResponderExcluir

© REALITY OF BOOKS - 2012. Todos os direitos reservados.
Por: SHAIRA FOTO E DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo