Reality Of Books: Resenha: Se Eu Ficar - Gayle Forman

Resenha: Se Eu Ficar - Gayle Forman







Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.







Se Eu Ficar conta a história de Mia, narrado em primeira pessoa por ela. Mia é uma adolescente com uma família normal, pai e mãe, que são fissurados por rock e irmão mais novo, Teddy. Ela namora Adam, um garoto que também é fissurado por rock, inclusive, tem uma banda. Mia ama a música assim como as pessoas ao seu redor, mas sua praia é música clássica e desde sempre toca violoncelo, é o que mais gosta de fazer desde que se entende por gente.

A história se inicia tranquila até algumas páginas, pois logo Mia e sua família resolvem dar um passeio de carro, e acabam sofrendo um acidente. Mia se vê intacta e percebe que está fora de seu corpo enquanto presencia a cena dos médicos tentando salvar sua vida e de sua família.

"- Mas, falando sério, como a gente consegue acabar com o nervosismo?
- Nós não conseguimos. Apenas aprendemos a lidar com ele. E aguentamos firme."

Confesso que não esperava muito desse livro. A primeira vez que ouvi falar dele foi durante um trailer que passou no cinema e assim que vi que tinha o livro, corri para entender melhor do que se tratava, mas no fim, não entendi muito bem, então foi um mergulho no escuro, apenas arrisquei e meu Deus, não poderia ter feito coisa melhor.

Não sei nem como explicar o tanto que esse livro me tocou, pois a narrativa da autora fez com que sentíssemos junto com Mia tudo aquilo que ela estava passando, a narrativa foi o que mais gostei nesse livro, pois além de leve e rápida, é totalmente envolvente. Em muitos momentos me coloquei no lugar de Mia, então, imagino como era difícil para ela a decisão de ficar ou não, no meio de tudo aquilo, é realmente complicado uma decisão dessas.

Comecei o livro sem muita vontade, apenas curiosidade e quando dei por mim, já estava na metade e não conseguia mais largar, passei a madrugada mergulhada nele e confesso que a muito tempo isso não acontecia.

Pela visão da Mia, podemos ver o quanto a família dela era bem normal na medida do possível, e unida. Isso fez com que o acidente se tornasse ainda mais dramático. Adorei cada membro daquela família, principalmente Teddy, que é um amorzinho, quis arranca-lo do livro e adota-lo como irmãozinho.

Adam, namorado de Mia, também é um amor, um personagem extremamente cativante. Fofo na medida certa e com um jeito carismático sem ser meloso. O romance dos dois era um dos destaques da história, mas foi tudo na medida certa.

Se Eu Ficar não se tornou meu livro favorito e nem está entre os cinco melhores, mas com certeza me marcou de um jeito que poucos livros conseguem. Não sei explicar bem o porque, só sei que é simplesmente lindo.

"As pessoas acreditam no que querem acreditar."

O livro não foi perfeito por dois motivos.
Primeiro: muito rápido, a história tem pouco menos que 200 páginas, então, imagino eu que a autora poderia ter especificado alguns momentos ou fatos, mas fiquei surpresa quando cheguei no final e descobri que havia continuação, isso me confortou um pouco e me amedrontou porque nem sempre a continuação são legais.

Segundo: senti durante a leitura que Mia não sofreu tanto assim com a perda dos pais, não sei se foi o jeito da personagem ou se foi a autora que se esqueceu de colocar um pouco mais de sofrimento pela perda de Mia, mas por outro lado, isso foi bom, afinal, o livro já é dramático o suficiente pelo estado em que Mia se encontra, então, se tornaria ainda mais maçante.

Bom, acho que falei o suficiente. Melhor parar antes que acabe soltando alguma coisa indevida e vocês me matem. Não preciso nem dizer que a recomendo altamente, um livro que trás temas fortes e delicados sem tornar a leitura deprimente ou coisa do tipo, apenas um pouco melancólico. E sim, eu chorei.

"Ás vezes você faz escolhas na vida, e ás vezes as escolhas fazem você. Essa é a beleza das coisas."

11 comentários:

  1. Olha eu li o livro e gostei bastante por ser assim uma história bastante sensivel, mas eu senti falta das emoções da personagem principal no livro. Acho que tudo que ela passou no hospital foi meio superficial, não sei. Mas mesmo assim gostei das partes que contava sobre a vida dela e do seu namoro com o Adam. Achei muito fofo e isso me deu muita vontade de ver o filme que ainda não tive oportunidade de assistir =[

    Mas olha, vou te dizer uma coisa, já estou lendo o segundo livro da série PARA ONDE ELA FOI e estou adorando, porque agora é no ponto de vista do ADAM e acontece muitas coisas. Eu acho que estou até gostando mais desse livro do que do anterior. Espero que goste também =] Se cuida linda e parabens pela sua resenha que ficou muito boa por tudo que vc abordou sobre a história !

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li esse livro, mas quero ler ele logo e tirar minhas conclusões. Achei o final meio previsível... Não gostei desse fato. Eu queria que ela morresse. Como disse, ainda não li, mas sabia que ela ia esquecer bastante dos pais ao longo da história. O por quê? Acredito que a autora quis focar mais no passado e no romance, daí acabou esquecendo deles.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
  3. Oi Catharina!
    Eu ainda não li o livro, recebi ele em parceria com a Novo Conceito, mas vou ser sincera, ainda não me despertou tanto interesse assim.
    Todas as resenhas que leio estão sempre falando muito bem do livro e isso é um ponto a favor, porém a sua resenha foi uma das melhores que li, pois tem um olhar mais critico. Gostei bastante :)

    Beijos,

    http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii!
    Sua resenha ficou ótima! Confesso que tentei encontrar emoções na história e não me surpreendeu, mas no trailer sim, só quero agora assistir o filme :D Não estou com vontade em ler o segundo livro :s
    Flor, o blog Doce Literário mudou de layout e domínio novo, espero sua visita *---*
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
  5. Comprei esse livro numa super promoção, estava bem barato mesmo, mas não sei quando vou ler....
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não li esse livro, estou doida para ler. Pena que houve alguns pontos que não permitiram do livro se tornar perfeito ne?!
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Cath!
    Eu tenho muita vontade de ler esse livro e também de ver o filme, é o tipo de história que eu gosto e mesmo sabendo que deve ser quase igual a todos os romances do gênero que já li eu tenho muita curiosidade por ele.

    luadeneon.com

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Não tenho muita vontade de ler esse livro, a escrita da autora não me empolga tanto, infelizmente. Tenho ele na estante, coloquei na lista de metas, mas não estou empolgada para lê-lo. Mas gostei da sua resenha. Espero mudar de ideia.

    Beijos
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, Catharina, tudo bem?

    Meninaaaaaa sua resenha me cativou! Eu tenho livro aqui em casa a um bom, bom, bom tempo. Ganhei, mas nunca li e não assisti ao filme ainda, exatamente pelo fato de não ter lido. Não tinha sentido vontade de pegá-los para ler ainda, mas a sua resenha me deixou com vontade. Vou encaixar a leitura dele dentre as próximas leituras que farei. Obrigada pela indicação de leitura, e espero curtir assim como você curtiu.

    Beijo!
    Livros & Tal [http://livrosetalgroup.blogspot.com.br]

    ResponderExcluir
  10. Oi! Já vi muitas resenhas do livro, mas confesso que não me senti atraída pelo enredo, sua resenha ficou linda, quem sabe se um dia tiver a oportunidade de ter o livro em mãos, eu leia.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Me desidratei lendo o livro e assistindo o filme, porque ele é perfeito em todos os sentidos!
    Como sempre sua resenha foi impecável!
    bjus

    ResponderExcluir

© REALITY OF BOOKS - 2012. Todos os direitos reservados.
Por: SHAIRA FOTO E DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo