Reality Of Books: Resenha: Extraordinário - R. J. Palácio

Resenha: Extraordinário - R. J. Palácio


"Não julgue um garoto pela cara"

 

Sinopse:
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.

Auggie tem 10 anos e é um garoto comum, pensa, sente e vive como as crianças de sua idade, mas o rosto de Auggie não é tão comum assim. Ele nasceu com uma deficiência facial e apesar de ter feito inúmeras cirurgias para consertar cada parte de seu rosto, as pessoas ainda o encaram como se ele fosse um "monstro" e crianças saem correndo quando o veem na rua.

Auggie mora com a mãe, o pai e sua irmã, Via. São as pessoas mais amorosas do mundo com o garoto e estão sempre lá para apoia-lo. Auggie nunca frequentou uma escola antes, mas sua mãe resolveu que esta na hora de ele entrar para o quinto ano, e assim, ele enfrentará novos desafios, novas pessoas, uma nova rotina.
"Eu sou assim sempre. Eu estou sempre chorando, chorando, chorando. Eu não preciso ser forte o tempo todo."
O livro é narrado em primeira pessoa, divido em oito partes, a maioria narrada por Auggie, mas outras são narradas por pessoas que convivem com ele e tem sua parte na história dando sua opinião sobre o garoto e como é conviver com ele.

É uma leitura super rápida e simples, mas que na minha opinião, pode mudar a vida e a forma de pensar de muitas pessoas, assim como mudou a minha. Enquanto lia esse livro, chorei muitas vezes. Auggie é um garoto muito agradável apesar do seu rosto diferente e minha vontade era de entrar no livro e poder abraça-lo.
 "É engraçado como às vezes nos preocupamos muito com uma coisa e ela acaba não sendo nem um pouco importante!"
A autora soube nos conquistar desde a primeira página, com pequenos capítulos e personagens super bem escritos. A narrativa é super gostosa de acompanhar e quando o livro termina, a vontade é de reler tudo de novo para poder conviver novamente com Auggie.

Apesar de nunca ter ido a uma escola antes, Auggie teve o apoio de sua mãe, pois ela dava aulas a ele em casa, e o garoto é muito mais esperto e inteligente do que aparente, o que nos faz gostar mais ainda dele.

É impossível não adorar a família do garoto, a mãe e o pai são pessoas maravilhosas e carismáticas, assim como sua irmã mais velha, Via. E adorei alguns dos amigos de Auggie, como Miranda (amiga de Via também) e Jack Will. É visível como as pessoas sentem dó dele, e apesar de conhecer alguns valentões ruins na escola, ele tem o apoio de seus amigos e família para se sentir melhor.
"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo."
Eu já imaginava que seria uma leitura válida, mas não imaginava tirar tantos proveitos assim, tantas lições e fechar o livro com uma visão diferente das pessoas e do mundo. Uma leitura que ensina ser gentil, compreensível e saber que ninguém é melhor que ninguém, mas principalmente, jamis julgar alguém pela sua aparência. Foi incrível o que aprendi com um simples menino que está no quinto ano.

Enfim, acho que é uma leitura super recomendada a todos, uma leitura que deveria ser obrigatória nas escolas, tanto no fundamental quanto no médio. Independente da idade, todos mesmo deveriam ler esse livro, muito válida. A simplicidade me conquistou e a história de Auggie me comoveu.

Sem dúvidas, mais um livro que me fez chorar horrores, mais um dos meus livros favoritos.

17 comentários:

  1. Oi Catharina, tudo bom?
    Extraordinário foi uma das minhas melhores leituras em 2013. O livro ensina tantas coisas boas e faz refletir sobre diversas atitudes. Sem contar que o Auggie é um protagonista maravilhoso e cativante. Sempre que posso eu indico esse livro para as pessoas.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Auggie é uma criança muito encantadora, ele vence qualquer barreira pra mostrar que o defeito facial dele não afeta nada em sua personalidade. Livro maravilhoso, super recomendo para todos!
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. quase comprei esse
    mas julguei pela capa
    ótima resenha eu amei
    bezo
    http://guriabunitabykhen.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha ♥ Esse livro parece tão legal! E estão lançado outro, não é? Alguma coisa a mais. Bem, parecem ambos interessantes.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
  5. Comprei esse livro recentemente,
    mas ainda não tive tempo para lê-lo, estou ansiosa para lê-lo...
    Só leio elogios a esse livro e ele encabeça minha lista de próximas leituras.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Tenho esse livro a tanto tempo parado na estante que me envergonho de dizer que ainda não consegui lê-lo
    Acho que vou tentar coloca-lo na frente na lista de leituras, estou precisando de um livro que me faça chorar um pouco!

    bjs
    http://www.confraria-cultural.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu preciso ler esse livro, consegui de troca ainda com a capa branca e ele está ficando sempre para depois quando pego algo para ler. Vamos ver se agora que vai virar filme, eu leia de uma vez! Tomara que eu goste também. =)

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Cataharina, tudo bem?
    Este livro é leitura obrigatória para qualquer um. Eu li e amei muito!
    Também tirei muitas lições dele, e fico feliz que você também.
    Ele é extraordinário mesmo.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. eu achei o livro interessante pelo fato de fugir um pouco dos esteriótipos de corpos belos e trazer um pouco de representatividade na literatura.

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    Até hoje me pergunto porque demorei tanto pra conhecer August, esse livro é daqueles ficam na gente pra sempre.
    Auggie é encantador e singular.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  11. Oie, Cath!
    Nunca li o livro. Eu até estava com vontade ano passado por conta dos inúmeros elogios que o pessoal sempre despejava sobre, mas então em janeiro criei o blog e tudo ficou uma loucura. Muitas leituras a serem feitas, em especial dos parceiros. Mas ainda pretendo ler Extraordinário porque todo mundo fala sempre muito bem, ainda não vi uma crítica negativa!
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando || Livre-se você também!

    ResponderExcluir
  12. Oi Catharina!
    Este livro se tornou meu favorito facilmente!
    Concordo totalmente com vc que é uma leitura recomendada a todos, que deviam ser lidos nas escolas!
    Auggie é encantador, extraordinário!!!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  13. Esse livro é o mais amor de todos os livros do mundo, sério. O enredo é bem simples, a narrativa é muito gostosa e os personagens são apaixonantes. Como eu chorei quando li esse livro, viu?

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Cath! Eu ainda não tive oportunidade de ler o livro, mas sempre vejo a forma emocionada como os leitores falam dele, parece ser uma história tocante e para refletir.
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem? Eu li e amei esse livro, chorei demais com a história e aprendi muito. Esse é aquele livro que você lê e indica para todo mundo.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Catharina, estou para ler este livro há muito tempo, mas nunca consigo. Na verdade, meu desejo não era muito grande, então acabava sempre deixando-o de lado. Mas depois da sua resenha vou dar mais atenção a ele! <3

    ResponderExcluir
  17. oi, tudo bem?
    concordo demais! esse livro é lindo, incrível, perfeito, e deveria ser leitura obrigatória para todos os jovens.
    Apesar da linguagem fácil e infantil, ele passa uma mensagem tão linda e profunda, que é impossível não nos apaixonarmos
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© REALITY OF BOOKS - 2012. Todos os direitos reservados.
Por: SHAIRA FOTO E DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo