Reality Of Books: Resenha: Feliz Ano Velho - Marcelo Rubens Paiva

Resenha: Feliz Ano Velho - Marcelo Rubens Paiva








Sinopse:
A partir do acidente que sofreu ao dar um mergulho e bater a cabeça, Marcelo vê sua vida mudar radicalmente. Seus dias no hospital, as visitas que recebeu, as histórias que viveu são relatadas sob uma nova perspectiva: a de um jovem que sempre fez tudo o que podia e queria, e que, agora, sentado em uma cadeira de rodas, vê-se impotente diante dos acontecimentos, dependendo da ajuda de amigos e familiares para reaprender a viver.

















"Nós, com quem o destino não foi muito generoso, temos um certa cumplicidade com a vida, e procuramos juntos nos defender dela."

Aos 20 anos de idade, Marcelo sofre um acidente ao mergulhar num pequeno lago de meio metro. Ao bater a cabeça, Marcelo fica tetraplégico. O livro é relato autobiográfico do autor, contando as sensações de se tornar tetraplégico, a sensação de ter pulado no tal lago e como se sente impossibilitado de fazer muitas coisas. Enquanto está na cama de hospital, Marcelo vai se lembrando de muitas coisas que passou antes de chegar aos 20. Dos amores, dos amigos, das diversões e decepções. 

O livro traz uma narrativa fácil e super gostosa. Desde que o li, sou fã de Marcelo Rubens Paiva, ainda pretendo ler muitos livros do autor. Com certeza Feliz Ano Velho, se tornou um de meus livros favoritos. Me fez rir descontroladamente muitas e muitas vezes, e também me fez refletir, pensar e querer mais. 


"O futuro é uma quantidade infinita de incertezas."

É uma leitura extremamente fácil e rápida apesar de antiga, o que me impressionou bastante, e inclusive esta deve ter sido a primeira biografia que li, Marcelo apesar de tetraplégico não perde seu bom humor, claro que algumas vezes tem seus dias ruins.

Foi muito bom poder conhecer a vida do autor, os sentimentos e os pensamentos. Enquanto o lia, muitos adultos que me viam com o livro comentavam sobre ele. A obra é um pouco antiga, best-seller de 1982, então muitas pessoas de minha família leram e até professores meus comentaram, eu fiquei muito feliz de saber que o livro não é tão querido só por mim. 
Recomendado a todos que gostam de uma leitura fácil, engraçada e adorável.

"Sou o tipo de pessoa que adora olhar bem no fundo, inclusive inibindo muita gente. Presto muita atenção nas coisas e nas histórias de cada pessoa, por isso olho bem no olho, pra sacar as reações e sentir as emoções. Odeio aquelas pessoas que falam olhando pros lados, parece-me um desprezo bobo, uma falta de atenção egoísta."

2 comentários:

  1. Nossaaa!!!!!!! Li esse livro muitos anos atrás e nao sabia o nome dele, agora li o 'Como eu era antes de voce' e lembrei dele. Foi um livro q marcou minha adolescência. Recomendo sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo esse livro hahaha.
      Nossa, to louca para ler Como eu era antes de você, desejo muito.

      Excluir

© REALITY OF BOOKS - 2012. Todos os direitos reservados.
Por: SHAIRA FOTO E DESIGN.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo